FISCALIZAÇÃO DO IPEM ENCONTRA QUASE 10% DOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DE SÃO PAULO COM IRREGULARIDADES | Petronotícias




faixa - nao remover

FISCALIZAÇÃO DO IPEM ENCONTRA QUASE 10% DOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DE SÃO PAULO COM IRREGULARIDADES

SSSSNão basta só explorar no preço. Tem que enganar o consumidor na bomba de combustível. No primeiro quadrimestre de 2019, de janeiro a abril, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, fiscalizou 2.595 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, durante a operação especial “Olhos de Lince” de combate às fraudes nas bombas medidoras de combustíveis. Foram verificadas 37.377 bombas de combustíveis durante as operações especiais, sendo reprovadas 2.560 (7,26%). O objetivo desta operação era realizar a identificação de fraudes em bombas de combustíveis, referente a quantidade, contra o consumidor praticadas por postos de combustíveis.

Quando são encontradas bombas de combustíveis com indícios de fraude, após apreensão é feita a  interdição. Os fiscais identificam qual é a permissionária que presta serviço naquele estabelecimento, e então, é feito um levantamento nas atividades realizadas e aberto um processo administrativo propondo o seu descredenciamento. O material coletado é periciado em laboratório do instituto com emissão de laudo direcionado à Secretaria da Fazenda para cassação do cadastro no ICMS e também é enviado ao Ministério Público. O posto com irregularidade tem dez dias para apresentar defesa junto ao instituto. De acordo com as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Diariamente, as equipes de fiscalização do Ipem-SP verificam as bombas dos postos de combustíveis dos municípios do Estado de São Paulo por meio das suas 14 regionais no interior, litoral e Grande São Paulo e mais quatro nas regiões norte, sul, leste e oeste da capital. De janeiro a março de 2019 o Ipem-SP, durante as ações de rotina, fiscalizou 1.787 postos de combustíveis no Estado de São Paulo. Foram verificadas 22.963 bombas de combustíveis com 1.558 reprovações. Em 2018 o Ipem-SP, durante as ações de rotina, fiscalizou 8.136 postos de combustíveis no Estado de São Paulo. Foram verificadas 125.379 bombas de combustíveis com 7.486 reprovações.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of