faixa - nao remover

IRÃ CUMPRE ACORDOS E DILUI URÂNIO ENRIQUECIDO

ardakanEm seu último relatório sobre o estado do programa nuclear do Irã, a Associação Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou que os 209,1 kg de urânio enriquecido a 20% detidos pelo Irã em janeiro foram diluídos ou convertidos em óxido de urânio. Isso está em linha com os compromissos que o país assumiu em relação ao Plano de Ação Conjunta, acordado com China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, em novembro de 2013.

Cerca de 0,6 kg de material enriquecido a 20% foi mantido pela AIEA nas instalações declaradas de enriquecimento do Irã como material de referência para a espectrometria de massa, enquanto outros 0,1 kg foram removido em amostras colhidas pela agência. Os 100 kg restantes foram convertidos em óxido de urânio. A planta não tem linha de processo de reconversão de óxidos de urânio de volta para Urânio.

O relatório da AIEA também confirma que, desde que o plano entrou em vigor, em janeiro, o Irã não adicionou urânio enriquecido acima de 5% em suas instalações declaradas nem obteve mais avanços em suas fábricas de enriquecimento. Os inspetores da agência tiveram acesso a minas de urânio e moinhos em Ardakan, Gchine e Saghand e às instalações de enriquecimento de Fordow e Natanz.

O Plano de Ação Conjunta previa a remoção de várias sanções contra o Irã em troca da limitação das atividades de enriquecimento até à conclusão das negociações sobre uma solução abrangente de longo prazo. Os signatários do pacto já concordaram em estender o acordo por mais seis meses, até novembro de 2014.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of