IRÃ DEVERÁ RETOMAR PRODUÇÃO DE PETRÓLEO PRÉ-SANÇÕES EM 2017
Após o término das sanções econômicas, o Irã vem ampliando sua produção de petróleo e a oferta do mercado global deve crescer ainda mais pelos próximos meses. A expectativa é de que o país amplie em 500 mil barris diários sua produção total e atinja, no período de um ano, o mesmo patamar registrado antes do início das sanções. A informação, anunciada nesta segunda-feira (18) pelo vice-ministro do Petróleo iraniano, Roknoddin Javadi (foto), eleva as preocupações do mercado quanto à permanência do baixo preço do barril.
Antes dos bloqueios econômicos sofridos devido a seu programa nuclear, o Irã apresentava uma exportação média de 2,3 milhões de barris de petróleo por dia. O país, que viu suas vendas externas caírem para 1 milhão de barris em 2012, já produz hoje um total de 3,1 milhões de barris diários.
O governo iraniano vem buscando ampliar seus aportes no setor e retornar ao mercado para destravar investimentos em produção. “À luz da retirada das sanções, o Irã está preparado para elevar sua produção de petróleo bruto em 500 mil barris por dia. Hoje, o governo lançou decreto para ampliar a produção”, aponta Javadi.
Na última semana, o país superou a marca de 1,25 bilhão de litros de gasóleo exportados ao longo dos últimos dez meses, segundo dados da distribuidora estatal NIOPDC. O crescimento é resultado da ampliação produtiva na mega reserva de South Pars, localizada na região do Golfo Pérsico.
Deixe seu comentário