IRÃ VAI AUMENTAR O VOLUME DE EXPORTAÇÕES DE PETRÓLEO
O vice-ministro do petróleo do Irã, Rokneddin Javadi (foto), declarou que o país não tem planos de congelar seu nível de produção e exportação de petróleo e acrescentou que o governo pretende ainda elevar as vendas do insumo para o exterior ao mesmo nível do período antes das sanções internacionais.
Segundo Javadi, o Irã atualmente está exportando 2 milhões de barris por dia de óleo cru (excetuando-se gases condensáveis). Ele ainda disse que a capacidade de exportação de petróleo bruto do país chegará a 2,2 milhões de barris durante o verão local.
Uma nova reunião dos países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), incluindo o Irã, está marcada para o mês de junho. Em abril, países que integram o grupo tentaram um acordo com as nações fora do cartel para congelar os níveis de produção de petróleo. A Arábia Saudita exigiu que o Irã participasse do tratado, mas o governo de Teerã não aceitou.
As sanções contra o Irã, que prejudicaram por anos as exportações de petróleo, chegaram ao fim no mês de janeiro e, desde então, o país se esforça para elevar as vendas de petróleo para o exterior. Desta forma, um acordo com a Arábia Saudita se torna improvável.
Deixe seu comentário