faixa - nao remover

IRÃ LIBERA PETROLEIRO DE BANDEIRA BRITÂNICA CAPTURADO HÁ DOIS MESES

Stena ImperioEm meio à tensão que vive o Oriente Médio nos últimos dias, o Irã surpreendeu e liberou o petroleiro britânico Stena Imperio, retido desde julho no estreito de Ormuz. De acordo com o porta voz do governo de Teerã, Ali Rabiei, todas as condições para libertar o navio foram cumpridas.

O petroleiro, apesar da bandeira britânica, pertence à empresa sueca Stena. Ele foi apreendido no Estreito de Ormuz no dia 19 de julho, com 23 tripulantes a bordo. A alegação era que o navio não havia respeitado o código marítimo internacional e teria batido em um barco pesqueiro.

A apreensão do Stena Imperio era vista, na verdade, como uma represália ao que aconteceu com o petroleiro iraniano Grace 1, que foi retido em Gibraltar pelos britânicos, sob a alegação de estar levando petróleo para a Síria – país sob sanções da União Europeia.

A liberação do Stena Imperio ainda não é suficiente para aliviar as tensões entre Irã, Arábia Saudita e Estados Unidos. Durante o final de semana, os americanos aprovaram o envio de mais militares à Arábia Saudita, como resposta ao ataque de drones contra instalações da Saudi Aramco.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of