IRÃ TRANSFERE A CONSTRUÇÃO DE NOVAS CENTRÍFUGAS PARA NATANZ E DIZ QUE AIEA NÃO TERÁ ACESSO ÀS IMAGENS | Petronotícias




faixa - nao remover

IRÃ TRANSFERE A CONSTRUÇÃO DE NOVAS CENTRÍFUGAS PARA NATANZ E DIZ QUE AIEA NÃO TERÁ ACESSO ÀS IMAGENS

kamalO Irã transferiu suas máquinas centrífugas para um local seguro, após o que considerou um ato terrorista contra o Complexo TESA Karaj, local de fabricação de componentes de centrífugas, perto de Teerã. A informação é do Porta-Voz da Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI)  Behrouz Kamalvandi, em entrevista à TV Iraniana: “Dado o seu alto significado, as máquinas de centrifugação foram transferidas para um local mais seguro e agora já estão em operação”. Ele disse ainda que o Irã tem planos de desenvolver e fabricar máquinas centrífugas e aumentar a sua segurança: “Após a operação terrorista contra o Complexo TESA Karaj, tivemos que reforçar as medidas de segurança. Transferimos uma parte significativa dessas máquinas e transferimos o restante para Natanz e Isfahan”. Ele observou que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) apresentou dois relatórios. Um quando as máquinas estavam sendo transferidas e outro no momento em que as câmaras instaladas em Natanz entraram em operação.

Dadas as ambiguidades levantadas nos relatórios, o Irã explicou que todas as medidas tomadas estão de acordo com o que foi conversado com a AIEA, disse Kamavaldi.CENTRIFUGAS Ele, no entanto, enfatizou que a AIEA não terá acesso aos dados gravados por suas câmeras de vigilância até que o Irã e o grupo de países P4+1 cheguem a um acordo sobre a retomada do acordo de 2015, conhecido como Plano de Ação Abrangente Conjunto ( JCPOA). Na quinta-feira (14) o embaixador interino do Irã na AIEA, Mohammad Reza Ghaebi, disse que o último relatório da agência confirma que o Irã informou no dia 4 de abril que todas as máquinas para produção de centrífugas foram transferidas de Karaj para Natanz, deixando os inspetores verificarem, no mesmo dia, que as máquinas não estavam funcionando: “A agência não terá acesso às informações gravadas na memória de suas câmeras enquanto o Irã não retornar ao pleno cumprimento do JCPOA, essas informações não serão disponibilizadas para a agência e serão armazenadas no Irã”.

 Para lembrar, em um comunicado no dia 31 de janeiro, a AIEA disse que o Irã  informou à agência que transferirá a produção de tubos do rotor de centrífuga e foles do complexo TESA Karaj para a cidade central de Isfahan. Os inspetores da AIEA instalaram câmeras de vigilância em uma nova unidade em Isfahan no dia 24 de janeiro para garantir que as máquinas  destinadas à produção estivessem sob monitoramento, embora a produção ainda não  tivesse começado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of