IRÃ NÃO TEME BOICOTE AMERICANO E DIZ QUE ESTÁ EM PRÁTICA UM PLANO PARA QUE NÃO HAJA ALTERAÇÕES SIGNFICATIVAS NO MERCADO | Petronotícias




faixa - nao remover

IRÃ NÃO TEME BOICOTE AMERICANO E DIZ QUE ESTÁ EM PRÁTICA UM PLANO PARA QUE NÃO HAJA ALTERAÇÕES SIGNFICATIVAS NO MERCADO

zO ministro do Petróleo do Irã, Biyan Zangané, assegurou que “não houve alterações significativas” na produção e exportação de petróleo no país, apesar das ameaças dos EUA de travar as vendas do petróleo iraniano. Ele explicou que o Irã já tinha desenhado um plano para contrariar as ameaças do Presidente dos EUA, Donald Trump, e que estava em  funcionamento  com êxito. “É uma guerra comercial e nós manteremos os nossos planos”, afirmou o ministro, referindo que o país exportou no mês passado 2,8 milhões de barris de óleo e gás condensado por dia. Na semana passada, o governo iraniano anunciou que venderá o seu petróleo através da bolsa de valores local, onde o setor privado o poderá comprar de forma transparente para depois ser exportado.

Em maio, o presidente americano abandonou um acordo que suspendia as sanções sobre o Irã em troca de contenções no seu programa nuclear e recomendou aos países que parem de comprar petróleo iraniano a partir de 4 de novembro ou terão de enfrentar medidas financeiras. O ministro do Petróleo considerou ainda que os princípios da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), da qual tanto a Arábia Saudita como o Irã  são membros fundadores, são claros e referem que a procura deve determinar o preço do petróleo.  Donald Trump afirma que o rei saudita aceitou aumentar a produção de petróleo  e que estava  confiante num acordo para subir a produção de petróleo: “As medidas políticas causam preocupação e fazem subir os preços, nomeadamente a ordem de Trump a alguns membros da OPEP”, disse o ministro iraniano. As vendas de petróleo são um dos principais requisitos do Irã para permanecer no acordo nuclear de 2015, depois da retirada em maio passado dos EUA. Na sexta-feira(7), as cinco potências mundiais que permanecem no acordo – Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha – comprometeram-se a encontrar vias para manter os benefícios que o Iran espera do acordo, incluindo as exportações de petróleo e gás.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Aos que não acreditam na geopolítica e quem a determina fica a mensagem: É ou não real? Neste contexto os preços seguirão a tendência de alta e quem tem o seu que o guarde para seus usos, como não faz hoje a Petrobras e o governo brasileiro, os do executivo e do legislativo, com a complacência do judiciário. Com a palavra os deputados que aprovaram a venda do petróleo da cessão onerosa. Vocês estão acabando com o futuro do Brasil.