LICITAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE FERROVIAS DEVEM OCORRER ANO QUE VEM
Entre os meios de transporte, as ferrovias são as mais apropriadas ao transporte de cargas por longas distâncias. No entanto, quando o assunto é investimento, o transporte sobre trilhos tem sido historicamente marginalizado. A falta de recursos e incentivos ao setor ferroviário sobrecarrega as rodovias e encarece o produto final. A partir do ano que vem, espera-se que o país dê mais um passo efetivo para incentivar as ferrovias.
Dentro um pacote de R$ 133 bi para rodovias e ferrovias, há cerca de três meses o governo federal lançou um plano para favorecer o transporte de cargas, mediante regras mais duras e investimentos privados de R$ 91 bilhões, dedicados à renovação e construção de 10 mil km em trilhos, em 25 anos. Segundo a estratégia, primeiramente uma empresa privada vai construir a infraestrutura, depois o governo vai comprar a ferrovia e, em seguida, vai revender a capacidade para os operadores.
Agora, a Empresa de Planejamento Logístico (EPL), empresa vinculada ao Ministério do Transporte está elaborando os estudos para as licitações, previstas para2013. Aempresa é vinculada ao Ministério do Transporte. Em outubro, o presidente da companhia, Bernardo Figueiredo, criticou o setor de logística do país, dizendo que este sofre um déficit acumulado desde a década de 70.
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