faixa - nao remover

ITAIPU COMPLETA 30 ANOS COMO MAIOR PRODUTORA DE ENERGIA DO BRASIL

Jorge SamekCom praticamente a metade de toda a capacidade de energia instalada do País (14 mil megawatts), Itaipu está completando 30 anos de existência. Com o crescimento das economias do Brasil e Paraguai, a Itaipu Binacional tornou-se extremamente importante para ambos os países, respondendo atualmente por 17% do consumo de energia elétrica do mercado brasileiro e 75% do paraguaio.

Quando foi inaugurada, a usina operava com cerca de 12,6 mil megawatts. Para a época, a energia gerada era muito grande, gerando muita discussão na década de 80, quando ela foi inaugurada. Em 1984 foi feita a primeira interligação com o sistema elétrico do Paraguai, país sócio do empreendimento. Ela chegou ao Brasil um pouco mais tarde, pois o sistema de transmissão, operado por Furnas, ainda não estava concluído.

Hoje, a usina tem 20 unidades geradoras, cada uma com capacidade nominal de 700 megawatts. A energia garantida de Itaipu é de 75 milhões de megawatts-hora, mas a usina produz, anualmente, acima de 90 milhões de MWh. Ela tem a responsabilidade de levar a energia produzida na usina até os pontos de conexão com o Sistema Interligado, que no Brasil, fica Foz do Iguaçu, de propriedade de Furnas, e no lado paraguaio, subestação Margem Direita, situada na área da usina de Itaipu.

“Do ponto de vista da eficiência em geração de energia limpa e renovável, Itaipu é um caso de sucesso sem paralelo no mundo, motivo de orgulho para brasileiros e paraguaios”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek (foto).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of