ITAIPU FECHA ACORDO TECNOLÓGICO NA ÁREA DE BIOGÁS
A Itaipu Binacional, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) firmaram acordo tecnológico na área de biogás. O convênio terá investimentos de R$ 7,38 milhões e abrangerá atividades como análise de produção de biogás, desenvolvimento de equipamentos, filtros e estudos de viabilidade econômica de plantas de biogás. A assinatura do convênio foi durante cerimônia realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, dentro da programação da feira Expointer 2013.
Chamado de “Tecnologias para produção e uso de biogás e fertilizantes a partir do tratamento de dejetos animais no âmbito do Plano ABC – Agricultura de Baixo Carbono”, o acordo tem como referência o projeto desenvolvido por Itaipu no Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar Sanga Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon (PR). Neste projeto, o gás metano é extraído de dejetos da produção agropecuária de 33 pequenas propriedades rurais. A extração ocorre em biodigestores, equipamentos conectados por um gasoduto a uma central termelétrica onde é gerada energia para as residências do condomínio.
“Foi uma grande cerimônia. Todos ficaram satisfeitos de ver a maior geradora de energia do mundo estimulando a menor forma de produção de energia, que é a geração distribuída. É uma revolução no conceito”, avaliou o diretor-geral de Itaipu, Jorge Miguel Samek (foto).
A parceria envolve 12 planos de atividades, sendo que Itaipu será responsável por dois. Um deles é o desenvolvimento de equipamentos de transporte, filtragem e armazenamento, além do uso do biogás como energia elétrica, térmica e veicular; o outro plano será voltado para o mapeamento e identificação de áreas potenciais para produção do combustível.
Deixe seu comentário