ITAIPU PROMOVE ENCONTRO PARA DEBATER GESTÃO AMBIENTAL NO SETOR ELÉTRICO
A gestão ambiental em empresas do setor elétrico será o destaque do seminário Promovido pelo Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico, em parceria com a Itaipu, que começa amanhã (30) e vai até sexata(1). O conselheiro da Itaipu Binacional e secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo Pedrosa, será um dos participantes do painel de abertura do seminário “O futuro da relação: meio ambiente e setor elétrico”. O seminário reunirá cerca de 220 pessoas, entre especialistas e profissionais interessados e será realizado no auditório da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Ao lado de Pedrosa estarão os diretores-gerais da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna (Brasil) e James Spalding (Paraguai); o presidente do Fórum de Associações do Setor Elétrico (Fase), Mario Menel da Cunha; o presidente do FMASE, Enio Marcus Brandão Fonseca; e o presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Luiz Tarcisio Mossato Pinto.
O objetivo da Itaipu e do FMASE é mostrar a sustentabilidade do setor elétrico para toda a sociedade, com destaque para as melhores práticas socioambientais desenvolvidas pelas empresas do ramo. “Teremos especialistas do Brasil e do exterior, autoridades dos principais setores que lidam com essas questões, em debates de alto nível”, disse o presidente do FMASE, Enio Marcus Brandão Fonseca.(foto) “Nosso temário inclui tecnologia, matriz energética, geração de renda, licenciamento ambiental, gestão de recursos hídricos e qualidade de vida.”
Segundo Fonseca, o seminário vai expor os ajustes que precisam ser feitos para dinamizar o setor, especialmente em relação às questões de regulação ambiental, que têm sido percebidas como um entrave ao desenvolvimento. Aerão trabalhados aspectos estratégicos e apresentação de iniciativas de sucesso, como os cases da Itaipu Binacional, de Belo Monte e da colombiana ISAGEN.
O evento será dividido em duas partes. No primeiro dia, serão promovidos painéis com os temas “Matriz Energética – Oportunidades para o setor”, “Desafios do Licenciamento Ambiental” e “Gestão Social, Desenvolvimento Regional e Tecnologia”. As mesas serão compostas por especialistas do Brasil e do exterior. A programação do segundo dia, prevê uma visita à usina hidrelétrica de Itaipu e uma apresentação sobre projetos socioambientais mantidos pela empresa na região.
Deixe seu comentário