ITAIPU VOLTA A QUEBRAR RECORDE E TEM MAIOR GERAÇÃO EM JANEIRO DA HISTÓRIA
A usina hidrelétrica de Itaipu tem tido resultados impressionantes nos últimos tempos e a produção do último mês alcançou o posto de melhor janeiro da história, com quase 8, 5 milhões de megawatts-hora (MWh) gerados. A quantidade de energia foi superior à produzida em janeiro de 2013, ano em que a empresa bateu o recorde mundial de produção anual, com 98,6 milhões de megawatts (MWh).
A expectativa para o mês de fevereiro é otimista, com as condições de geração favoráveis, como o El Ninõ, que vem gerando bom volume hídrico na região. “A vantagem da energia hídrica, além de ser limpa e renovável, é que quanto mais Itaipu produz, mais ela contribui para o desligamento das térmicas e, por consequência, para o impacto positivo da tarifa”, disse o diretor técnico executivo da Itaipu, Airton Dipp (foto).
Para atingir o objetivo de se manter como maior hidrelétrica do mundo, a diretoria de Itaipu definiu um plano de ação que busca o aperfeiçoamento da eficiência operacional. “É um conjunto de ações que conta externamente com uma boa coordenação entre a Itaipu e seus parceiros na sua cadeia de suprimento, como a Ande (a estatal paraguaia), Furnas, Copel, Eletrobras e Operador Nacional do Sistema (ONS)”, afirmou o superintendente de Operação, Celso Torino.
Itaipu Binacional deve gerar acima de 90 milhões de MWh em 2016, o que não acontece há dois anos. Mesmo gerando abaixo desse patamar, em 2015 a usina voltou a liderar a produção anual de energia, superando a usina chinesa de Três Gargantas. No ranking dos melhores janeiros da história, aparece em segundo lugar o de 2012, com 8.445.855 MWh. O terceiro melhor janeiro foi registrado em 2011, com 8.390.965 MWh. A quarta posição é de janeiro de 2014, com 8.305.336 MWh. Em quinto lugar ficou janeiro de 2006, com 8.249.708 MWh.
Deixe seu comentário