faixa - nao remover

PRÓXIMA DE INAGURAR O SEU REATOR DE PRODUÇÃO DE ISÓTOPOS PARA MEDICINA NUCLEAR, A BOLÍVIA RECEBE FISCAIS DA AIEA

bolivia--A Bolívia como exemplo para o Brasil. Uma equipe de especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica visitou o reator de pesquisa RB-01 em construção na Bolívia para verificar se os padrões de segurança da agência estão sendo seguidos e recomendar medidas adicionais. A Missão de Avaliação de Segurança Integrada de sete dias para o Reator de Pesquisa foi solicitada pela Agência de Energia Nuclear da Bolívia, à medida que a fase de construção se aproxima da conclusão e o projeto se prepara para passar para o comissionamento. Os especialistas participantes eram da Bulgária, Canadá, França e Holanda, bem como um funcionário da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O reator de pesquisa de água pressurizada tipo piscina de 200 kW da Rússia é uma parte central do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear, que está sendo construído em El Alto a uma altitude de 4000 metros. Está programado para começar este ano e se tornar o reator de pesquisa sendo operado em  maior altitude do mundo.

O Complexo de Radiofarmácia Pré-clínica Cyclotron no centro de El Alto já está instalado e funcionando, e produzirá uma linha de produtos farmacêuticos para fornecer os suprimentos necessários para a rede de centros de medicina nuclear bolivianos, com o objetivo de permitir que os bolivianos obtenham diagnóstico e tratamento mais rápidos e de maior qualidade sem ter que viajar para o exterior. O Centro de Irradiação Multipropósito também foi concluído. O líder da equipe de revisão Josephboli Christensen, Diretor Sênior de Segurança Nuclear da AIEA, disse que “A Associação boliviana fez um progresso significativo na construção e está construindo uma organização eficaz para começar o comissionamento, o que contribuirá para garantir a segurança. A equipe de revisão incentiva a ABEN a continuar mantendo a segurança como prioridade máxima à medida que avançam em direção ao comissionamento.

abenHortensia Jiménez Rivera, diretora geral da ABEN, disse que a decisão de implementar o Programa Nuclear Boliviano foi tomada “com um claro entendimento de que o desenvolvimento da tecnologia nuclear só é possível por meio de um compromisso rigoroso com a cultura de segurança. Isso garante a implementação bem-sucedida do programa, permitindo que a população se beneficie de suas amplas aplicações em saúde, indústria, agricultura, meio ambiente, recursos hídricos, mineração, ciência e tecnologia. Além disso, a implementação do primeiro reator de pesquisa nuclear da Bolívia representa um ponto de virada no desenvolvimento científico e tecnológico do país”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of