JAPÃO INICIOU A OPERAÇÃO COMERCIAL DE SEU PRIMEIRO PARQUE EÓLICO OFFSHORE
A corrida da transição energética ganhou novos capítulos. O primeiro parque eólico offshore do Japão iniciou recentemente sua operação comercial, com 33 turbinas eólicas V117-4,2 MW. O projeto de 140 MW abastecerá aproximadamente 150 mil residências e mitigará mais de dois milhões de toneladas de emissões de gases do efeito estufa durante sua vida útil. O Japão tem planos de instalar até 10 GW de capacidade eólica offshore até 2030; e até 45 GW até 2040.
A empresa Marubeni Corporation é a responsável pela implantação desse empreendimento, no porto de Akita e no porto de Noshiro, na província de Akita, por meio da Akita Offshore Wind Corporation. A ideia é operar e manter os parques eólicos offshore por 20 anos, com o auxílio de uma base localizada no porto de Noshiro.
De acordo com Marubeni, a construção do parque eólico começou em fevereiro de 2020. A instalação das 33 turbinas eólicas no porto de Akita e no porto de Noshiro foi concluída em setembro de 2022, e a operação comercial foi alcançada quase dentro do cronograma original. A empresa de serviços de instalação offshore Seajacks International concluiu recentemente a instalação de todas as 33 turbinas eólicas.
Deixe seu comentário