JAPÃO JÁ FECHOU METADE DE SEUS 60 MIL POSTOS DE COMBUSTÍVEL NO PAÍS CUMPRINDO SUAS NOVAS METAS ENERGÉTICAS | Petronotícias




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JAPÃO JÁ FECHOU METADE DE SEUS 60 MIL POSTOS DE COMBUSTÍVEL NO PAÍS CUMPRINDO SUAS NOVAS METAS ENERGÉTICAS

3232A retirada gradual dos combustíveis fósseis sendo retirados das cidades e estradas já é uma realidade em muitos países.  Alguns deles  estão em velocidade cruzeiro nesta  transformação e, segundo eles,  já notam os benefícios, quer ao nível ambiental, quer económico. No Japão, por exemplo,  é cada vez mais difícil encontrar um lugar para reabastecer carros a gasolina ou diesel. As estações de serviço estão em declínio contínuo desde 1994. Há sinais importantes que estão sendo  dados. Em 1994, o Japão atingiu o valor recorde, para o país, em estações de serviço. Contabilizavam-se à altura 60 mil postos. Desde então, o número cai  ano após ano. Hoje são apenas   30 mil. Os números são ainda mais impressionantes se for levado em consideração que a cada ano mil postos de combustíveis estão sendo fechados a cada ano. Há até mesmo regiões onde o posto  mais próximo das cidades fica a 150 quilômetros de distância. Algo que, sem dúvida, dificulta a movimentação normal de um carro com motor de combustão.

Há várias razões, na verdade. Uma das causas para este desaparecimento contínuo, mas inevitável, é que cada vez mais japoneses escolhem não ter um carro. Outra razão prende-se com a lei que exige que os proprietários dos posto  de serviço modernizem e reparem os tanques de gás subterrâneos mais antigos, o que também  os tem levado a optar por fechar portas, pelos altos custos. Além destas duas razões, há outra que tem a ver com os terramotos comuns, que causam longas filas para reabastecer devido à falta de combustível, e as dificuldades das petroleiras em alcançar certas áreas. Algo que tem especial importância nas regiões rurais e ilhas remotas, que sofrem 323com a falta de combustível. Sem dúvida que é igualmente uma das razões que mais tem contribuído nos últimos anos.

Quer os carros híbridos, quer os elétricos, estão ganhando espaço aos carros de combustão, além de não necessitarem de combustível,  no caso dos totalmente elétricos, também se tem verificado uma diminuição forte na procura de serviços de mecânica e troca de peças de desgaste. Tudo isso, está  causando  um declínio de um segmento que foi muito forte durante décadas. O Japão tem assistido uma queda fortíssima no consumo de petróleo. Esta realidade eleva o compromisso crescente do Japão com as energias renováveis. Este empenho tem dado frutos.  O Japão tem uma meta de capacidade instalada de 64 GW até 2030, o que atualmente já se vislumbra ser possível alcançar em 2020. Tudo isto vem ajudar os japoneses a fazer a transição para energias limpas e potenciar o seu mercado para o globo, com exemplos claros de sucesso.

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