JEAN PAUL PRATES REVELOU OS NOMES DE CINCO NOVOS DIRETORES DA PETROBRÁS
Uma notícia importante para encerrar o noticiário do setor de óleo e gás nesta quinta-feira (2). O presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates (foto), apresentou cinco nomes para a nova diretoria da empresa. Os indicados são: Claudio Schlosser (Comercialização e Logística), Carlos Travassos (Desenvolvimento da Produção), Joelson Falcão (Exploração e Produção), William França (Refino e Gás Natural) e Carlos Augusto Barreto (Transformação Digital e Inovação). Os indicados passarão por procedimentos internos de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia, encaminhada para apreciação do Comitê de Pessoas e, em seguida, deliberação do Conselho de Administração.
Claudio Romeo Schlosser (foto à direita) é engenheiro químico formado pela Universidade Federal de Santa Maria, e advogado pela Pontifícia Universidade Católica de Petrópolis – RJ. Tem MBA em Finanças pela FGV e Gestor pelo INSEAD e Fundação Dom Cabral, além de MBA Executivo pela Rice University, Houston. Ingressou na Petrobras em 1987 no cargo de Engenheiro de Processamento de Petróleo. Possui mais de 35 anos de experiência nas mais diversas áreas de processamento, comercialização e logística de petróleo e derivados. Entre várias funções exercidas, foi Gerente Geral da Refinaria Henrique Lage (REVAP) e da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), Gerente e Diretor da Fábrica Carioca de Catalizadores, Vice-Presidente da Petrobras America e Gerente Executivo de Refino, Petroquímica e Fertilizantes da Petrobras, comandando 13 refinarias, uma planta industrial de xisto e complexos petroquímicos e fabricas de fertilizantes da Petrobras.
Carlos José do Nascimento Travassos (foto à esquerda) é formado em Engenharia Mecânica, atua há 37 anos no mercado, dos quais 4 anos no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e 33 anos na Petrobras com passagens nas Diretorias de Exploração e Produção e de Desenvolvimento da Produção, com atuação no Brasil e no exterior tanto em frentes operacionais como em posições de liderança. Ocupa atualmente a posição de Gerente Executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia, responsável pela implementação das grandes obras de investimento de capital.
Joelson Falcão Mendes (foto à direita) é engenheiro mecânico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com MBA em gestão empresarial pela FGV e especialização em gestão avançada pelo INSEAD, França. Ingressou na Petrobras em 1987 como Engenheiro de Equipamentos, tendo ocupado várias funções gerenciais nos últimos 31 anos. Foi Gerente de Operação de diversas plataformas, Gerente Geral das unidades da Petrobras no AM, no RN/CE e da Bacia de Campos. Posteriormente, foi Gerente Executivo de águas profundas e Gerente Executivo de águas ultraprofundas. Atualmente, esteve responsável pela Gerência Executiva de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras. É Membro do Conselho Diretor da OSLR – Oil Spill Response Limited. 36 prêmios emitidos pelas maiores entidades do mercado de TI brasileiro ao longo de sua carreira.
William França da Silva (foto à esquerda) é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), possui MBA em Gestão Empresarial (COPPEAD/UFRJ) e formação em Gestão Estratégica e Cadeia de Valor (INSEAD/França). Iniciou sua carreira na Petrobras como engenheiro de processamento, em 1988, na Refinaria Duque de Caxias/RJ (Reduc). Sua experiência profissional inclui atuações como gerente de ativo da Refinaria Guillermo Bell/Bolívia e gerente geral das refinarias: RPBC/Cubatão-SP; REGAP/Betim-MG; RLAM/Mataripe-BA; e REDUC/Duque de Caxias–RJ. Foi também gerente executivo e diretor da Transpetro e da Transpetro Internacional.
Carlos Augusto Barreto é formado na PUC-RJ em Tecnologia da Informação, com cursos de extensão pela New York University (NYU). Várias certificações na área de TI, Gerência de Projetos e Gestão de Processos. Líder de Transformação de Digital de Processos com mais de 25 anos de experiência no ambiente corporativo. Atuou em grandes bancos americanos como o Federal Reserve e Banco Mitsubishi e cias de vários setores como Charter Communications e Cushman Wakefield. Gerente de Projetos de TI de larga escala em cias como IBM, Dun & Bradstreet, com implementações em vários países e múltiplos stakeholders.
Prates acha que deveríamos pegar leve com os corruptos da Petrobras, evitar investigação e punição de criminosos porque afetas as grandes empresas no país. Quer que ignoremos o fato de que usaram dinheiro público para financiar esquemas de corrupção.
Claudio Romeo Schlosser – investigado em esquema de corrupção ativa junto com Odebrecht;
Carlos José do Nascimento Travassos – envolvido no esquema que Petrobras assinou contrato em branco com impresa Holandesa
William França da Silva – investigado, processo 0002037-37.2019.8.07.0010
Só gente boníssima..