JOINT VENTURE FORMADA PELA HYDRO E MACQUARIE ASSET VAI INVESTIR US$ 333 MILHÕES EM PROJETOS DE ENERGIA NO BRASIL
Um acordo entre a Hydro e a Macquarie Asset Management estabelece a formação de uma joint venture onde a Hydro deterá os 50,1% da empresa. A Macquarie Asset Management pretende investir um capital de 332 milhões de dólares para obter uma participação de 49,9% na Hydro Rein, avaliada em US$ 333 milhões. Com a injeção deste capital, a Hydro Rein deverá ser totalmente financiada para seus atuais projetos em construção e custo de desenvolvimento para projetos em pipeline nos próximos anos. O objetivo da empresa criada é se autofinanciar no futuro. As duas empresas são atualmente parceiras em um parque eólico onshore de grande porte que está em construção no Nordeste do Brasil. O projeto fornecerá eletricidade à mina de bauxita da Hydro, Paragominas, e à sua refinaria de alumina, Alunorte. A Hydro e a Macquarie também trabalharam juntas em projetos de parques eólicos na Suécia em 2017 e 2018. A transação está sujeita a aprovações regulatórias padrão e aos termos da transação exigidos por ambas as partes. Isto inclui diversas condições precedentes tanto para a Hydro quanto para a Macquarie Asset Management que precisam ser satisfeitas, inclusive relacionadas ao financiamento da transação. Sujeito à aprovação, o fechamento da transação está previsto para o segundo trimestre de 2024.
“Esta transação representa um marco importante para a execução da estratégia da Hydro de crescer em energia renovável. Lançamos as ambições de energias renováveis da Hydro por meio da Hydro Rein há menos de três anos”, explicou a presidente e CEO da Hydro Rein. Hilde Merete Aasheim. “Em pouco tempo, a empresa construiu um portfólio sólido e impressionante de projetos de energias renováveis. Todos estes serão contribuições fundamentais para a redução das emissões de CO2 para a Hydro e outras indústrias“, acrescentou.
Ela lembrou a preocupação da companhia com o meio ambiente: “Estamos entusiasmados por entrar no próximo capítulo da transição da Hydro para emissões líquidas zero junto com um parceiro sólido como a Macquarie Asset Management. Acreditamos que a sua força comercial e a sua experiência líder no desenvolvimento de projetos renováveis globais complementarão a Hydro Rein e acelerarão as ambições da empresa de descarbonizar as indústrias.”
Desde o seu lançamento em 2021, a Hydro Rein construiu um portfólio de projetos de energia renovável e contratos com compradores industriais. O atual portfólio de 6,9 GW (capacidade bruta) na joint venture consiste em projetos de energia renovável, desde projetos em construção até projetos em estágio inicial de desenvolvimento nos países nórdicos e no Brasil. A participação cativa da Hydro Rein nos quatro projetos em construção será de 1,7 TWh. PPAs de longo prazo foram assinadas para um total de 5,3 TWh anuais com a refinaria de alumina da Hydro, Alunorte, a fábrica de alumínio primário da Albras (joint venture entre a Hydro e a Nippon Amazon Aluminium Co.), a mina de bauxita da Hydro, Paragominas, e a empresa de telecomunicações Telenor. Quatro dos projetos da Hydro Rein estão previstos para serem concluídos até o final de 2024. Além de projetos eólicos e solares, a Hydro Rein está trabalhando em projetos de soluções energéticas, como armazenamento de baterias, eficiência energética e geração local na Europa e na América do Norte.
Deixe seu comentário