JOSÉ FORMIGLI É HOMENAGEADO COM UM PRÊMIO ESPECIAL POR SUA CARREIRA NA ABERTURA DA OTC EM HOUSTON
HOUSTON – Por Fabiana Rocha – O Conselho Diretor da Offshore Technology Conference (OTC) de 2025 selecionou os vencedores do Prêmio de Realização Distinta (DAA), homenageando José Formigli por conquista individual e o Projeto Âncora da Chevron Corporation por conquista institucional. O Prêmio Heritage deste ano será entregue à Arun Duggal. Os vencedores foram homenageados durante a Cerimônia de Abertura da OTC nesta manhã (5), no NRG Center, localizado em Houston, Texas, EUA. Há mais de 50 anos, a OTC é o principal ponto de encontro para profissionais de energia do mundo todo, que compartilham ideias, insights e os mais recentes avanços em tecnologia offshore e sustentabilidade ambiental. A OTC 2025 acontecerá a próxima quinta-feira (8). Com mais de 23.000 metros quadrados de espaço para exposição e mais de 500 apresentações em 91 sessões técnicas, painéis e palestras. Os eventos da OTC atraem mais de 60.000 profissionais do mundo inteiro.
José Formigli está sendo homenageado por sua distinta carreira como engenheiro de petróleo e submarino, bem como por suas contribuições significativas para a indústria offshore. Com mais de 40 anos de experiência, ele é considerado um dos principais engenheiros de águas profundas do Brasil, conhecido por promover a colaboração com a academia, centros de P&D e a comunidade técnica.
O trabalho de Formigli foi fundamental na implementação de dezenas de empreendimentos offshore, incluindo importantes contribuições técnicas para os projetos do Polo Pré-Sal da Bacia de Marlim, Roncador e Santos da Petrobrás, todos os quais receberam o prêmio Distinguished Achievement da OTC na categoria Empresa em anos anteriores. Além de ser autor de diversos artigos influentes, Formigli participou ativamente de inúmeros seminários de SPE e conferências da OTC ao longo dos anos.
Durante sua gestão na Petrobrás, Formigli desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de campos em águas profundas, reunindo expertise operacional e técnica, abrangendo disciplinas críticas como completação de poços, engenharia submarina, garantia de fluxo e sistemas de ancoragem. Notavelmente, ele supervisionou a instalação bem-sucedida da primeira árvore de armazenamento submarina do mundo no campo de Marimbá, uma conquista pioneira que demonstrou sua expertise técnica e abordagem inovadora. Sua dedicação ao compartilhamento de conhecimento, trabalho em equipe e desenvolvimento de novos talentos também contribuiu significativamente para o avanço da indústria offshore.
Deixe seu comentário