JUIZ DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DETERMINA QUE 90% DOS PETROLEIROS EM GREVE VOLTEM A TRABALHAR
O ministro do Yves Gandra, do Tribunal Superior do Trabalho, foi incisivo, mas não deu um basta na greve dos petroleiros que está entrando no quarto dia nesta terça-feira (4). Se os petroleiros não obedecerem, terão que mexer no bolso para pagar a multa diária estipulada em R$ 500 mil. A decisão também obriga que 90% do efetivo esteja trabalhando nas unidades da estatal. Os petroleiros começaram uma greve no dia 1º deste mês, protestando contra as demissões dos funcionários da Fábrica de Fertilizantes do Paraná que a Petrobrás decidiu fechar. Um grupo da Federação Única dos Trabalhadores (FUP) invadiu uma das salas da sede das Petrobrás e estão lá até agora. Ontem, um pequeno grupo fez um protesto em frente a sede da empresa no Rio de Janeiro.
A Petrobrás entrou com dissídio coletivo de greve ontem (3) contra os sindicatos da categoria, alegando que não houve negociação antes da paralisação, que seria abusiva. Os petroleiros cobram a suspensão das demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen), prevista para começar no dia 14 e que deve afetar mais de mil famílias. Segundo a Petrobrás, foram demitidas 396 pessoas. Eles também querem o estabelecimento imediato de um processo de negociação com a empresa,acusada pelos trabalhadores de descumprir itens do Acordo Coletivo de Trabalho, com suspensão imediata das medidas unilaterais tomadas pela direção.
90%? O juiz mata assim o único instrumento do trabalhador contra as desastradas atitudes dos “gestores” atuais da Petrobras. O quase poderia esperar de um ministro com o perfil do Yves Gandra? Acabamos assim com a Petrobras e com a democracia e , pior, na minha opinião com a justiça com os direitos nela encerados ou que pelo menos deveria. Lamentável.
De fato, o tratamento que a Petrobras vem proporcionado a seus empregados na atualidade, impressiona e surpreende a todos. Recentemente, a gestão da Petrobras levou seis homens armados para acompanhar a audiência, realizada na sexta-feira (24), no Ministério Público do Trabalho (MPT) do Paraná, com representantes dos trabalhadores e da petroleira. O objetivo da reunião foi discutir os impactos da demissão em massa e outras consequências que o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), empresa subsidiária da Petrobrás com sede em Araucária. Assim a Petrobras passou a praticar a truculência para resolver suas pendengas com seus empregados, ora utilizando… Read more »
ESTAMOS NA RETA FINAL PARA ELEIÇÃO DO REPRESENTANTE DOS EMPREGADOS DA PETROBRAS NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO.
Aos empregados da PETROBRAS: Não deixe de votar. Vote certo, vote no adv. Fernando Castro Sa, candidato com maior capacidade para representar a classe no CA,
Candidato: FERNANDO SA – 1912
A eleição vai até 09.02.20, basta acessar de qualquer lugar:
cael.petrobras.com. br
Segue artigos publicados pelo ADV FERNANDO CASTRO:
https://lnkd.in/ek6WZbX
SERÁ QUE ESTAMOS RETORNANDO A ORIGEM DO PETROLÃO? De fato, o tratamento que a Petrobras vem proporcionado a seus empregados na atualidade, impressiona e surpreende a todos. Recentemente, a gestão da Petrobras levou seis homens armados para acompanhar a audiência, realizada na sexta-feira (24), no Ministério Público do Trabalho (MPT) do Paraná, com representantes dos trabalhadores e da petroleira. O objetivo da reunião foi discutir os impactos da demissão em massa e outras consequências que o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), empresa subsidiária da Petrobrás com sede em Araucária. Assim a Petrobras passou a praticar a truculência para… Read more »