JUSTIÇA ACEITA DENÚNCIA E 27 PESSOAS SE TORNAM RÉUS NA OPERAÇÃO LAVA JATO | Petronotícias




faixa - nao remover

JUSTIÇA ACEITA DENÚNCIA E 27 PESSOAS SE TORNAM RÉUS NA OPERAÇÃO LAVA JATO

moroPara Renato Duque  talvez tenha chegado a hora de falar e não de se calar. A Justiça Federal aceitou nesta segunda-feira (23) a denúncia do Ministério Público Federal  para torná-lo réu no processo da Operação Lava Jato que o acusa de formação de quadrilha, corrupção  e lavagem de dinheiro. Além dele, outras 26 pessoas foram denunciadas por crimes diversos, como o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto, Pedro Barusco e  Alberto Youssef. Foi nesta fase que Duque foi detido pela segunda vez. O pedido de prisão foi motivado por movimentações financeiras realizadas pelo ex-diretor em contas bancárias do exterior.

Quinze denunciados são de empreiteiras, cinco são operadores, quatro são ligados aos operadores, dois ex-diretores da Petrobrás e um ex-gerente. A denúncia envolve desvios de recursos da Petrobrás em quatro obras: Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), Refinaria de Paulínia (Replan), Gasoduto Pilar/Ipojuca e Gasoduto Urucu Coari. As empresas responsáveis por estas obras são OAS, Mendes Júnior e Setal. De acordo com a denúncia, João Vaccari participava de reuniões com Duque para tratar de pagamentos de propina, sendo que elas eram quitadas por meio de doações oficiais ao PT. Dessa maneira, os valores chegavam como doação lícita, mas eram oriundas de propina. O MPF aponta que foram 24 doações em 18 meses, no valor de R$ 4,260 milhões.

Nesta ação, o juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato em primeira instância, deixou de receber denúncia contra Youssef pelo crime de corrupção, pelo fato de o doleiro já responder por este crime em outras ações penais:

“Concedo ao MPF o prazo de cinco dias para esclarecer o ponto, especificamente se os crimes de corrupção a ele imputados na presente ação penal já não estão abarcados pela outra denúncia”, diz um trecho do despacho.

O juiz Sergio Moro também faz ressalvas quanto aos acusados por intermediação das propinas, que, na avaliação do magistrado, “não podem responder, pelos mesmos atos, por crimes de corrupção ativa e passiva como sugere a denúncia”.

Veja a lista dos réus:
-Adir Assad
-Agenor Franklin Magalhães Medeiros
-Alberto Elísio Vilaça Gomes
-Alberto Youssef
-Ângelo Alves Mendes
-Augusto Ribeiro de Mendonça Neto
-Dario Teixeira Alves Júnior
-Francisco Claudio Santos Perdigão
-João Vaccari Neto
-José Aldemário Pinheiro Filho
-José Américo Diniz
-José Humberto Cruvinel Resende
-Julio Gerin de Almeida Camargo
-Lucélio Roberto Von Lehsten Góes
-Luiz Ricardo Sampaio de Almeida
-Mario Frederico Mendonça Góes
-Marcus Vinícius Holanda Teixeira
-Mateus Coutinho de Sá Oliveira
-Paulo Roberto Costa
-Pedro José Barusco Filho
-Renato de Souza Duque
-Renato Vinícios de Siqueira
-Rogério Cunha de Oliveira
-Sérgio Cunha Mendes
-Sonia Mariza Branco
-Vicente Ribeiro de Carvalho
-Waldomiro de Oliveira

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Name (required) Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Name (required)
Visitante
Name (required)

ESTE É O BELÍSSIMO TRABALHO DOUTOR SERGIO MOURO,O XERIFE DO NOVO OESTE BRASILEIRO.