JUSTIÇA DE SÃO PAULO DECRETA A FALÊNCIA DA BASE ENGENHARIA, ANTIGA SCHAHIN | Petronotícias




faixa - nao remover

JUSTIÇA DE SÃO PAULO DECRETA A FALÊNCIA DA BASE ENGENHARIA, ANTIGA SCHAHIN

marcelosacramoneApesar de toda sua história e tradição no mercado brasileiro, a Schahin teve hoje um novo capítulo triste em sua trajetória. Atolada em uma situação econômica complicadíssima, a empresa, hoje chamada Base Engenharia, teve sua falência decretada pela Justiça de São Paulo. A companhia soma pelo menos R$ 16,024 milhões em dívidas de natureza trabalhistas que não consegue quitar. O juiz Marcelo Sacramone (foto), que assinou a decisão, explicou que o plano de pagamento dos credores não foi cumprido. “Nesse ponto, deve-se destacar que o Estado não deve agir para tentar recuperar empresas que não têm condições de seguir seu propósito e que, dessa forma, não geram benefício social relevante”, afirmou.

A companhia foi intimida pela Justiça a demonstrar o pagamento das dívidas trabalhistas, mas passado o prazo dado pelo Tribunal, a empresa não apresentou nenhum demonstrativo de que satisfez suas obrigações, de acordo com o juiz. “O ônus suportado pelos credores em razão da recuperação judicial só se justifica se o desenvolvimento da empresa gerar os benefícios sociais reflexos que são decorrentes do efetivo exercício dessa atividade”, justificou o magistrado.

Sacramone ainda afirmou que as empresas em recuperação judicial que não gerariam empregos, rendas, tributos, nem fariam circular riquezas, serviços e produtos, “não cumprem a sua função social e, portanto, não se justifica mantê-las em funcionamento nesses termos”.

FOTO-SCHAHINCom a decisão de decretar a falência da Base, o administrador judicial da companhia, a KPMG Corporate, será intimado pessoalmente, para que em 48 horas assine o termo de compromisso. Caberá a KPMG também apresentar, no prazo de cinco dias, a relação nominal de credores, descontando o que já foi pago ao tempo da recuperação judicial e incluindo os créditos que não estavam submetidos à recuperação. Os interessados em apresentar habilitações ou divergências devem contatar diretamente a KPMG, por e-mail. O juiz declarou, por fim, que pedidos juntados nos autos não serão considerados.

Além da Schahin Engenharia, outras empresas também foram afetadas pelo decreto de falência. São elas: Schahin Holding, Schahin  Empreendimentos Imobiliários, Schahin  Securitizadora de Créditos Financeiros, Schahin Desenvolvimento Imobiliário, Companhia Schahin de Ativos, HHS Participações, S.M. Participações, Satasch Participações, CasaBlanca International Holdings, Deep Black Drilling, Riskle Holding e MTS Participações.

A Base chegou a tentar sobreviver, no meio de um mar de crise. Em junho do ano passado, com o objetivo de resgatar sua credibilidade, a empresa mudou de nome e afastou todos os funcionários, colaboradores e acionistas envolvidos em corrupção e na Operação Lava Jato. A companhia criou também um programa de Governança, Risco e Compliance (GRC), visando combater novos casos de fraude. A trajetória do Grupo Schahin começou em 1966, com a fundação da Schahin Cury, iniciando a atuação nas áreas de empreendimento imobiliário, engenharia e construção. Nas décadas seguintes, ingressou em segmentos como o de telecomunicações, energia e óleo e gás.

8
Deixe seu comentário

avatar
8 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
MiltonWagner Luis Cabral da SilvaCezarMaria StelaRonaldo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João Labareda
Visitante
João Labareda

Schain Engenaria; Mais uma vítima da Operacao Lava Jato. Parabéns aos procuradores de Curitiba e ao Juiz Sérgio Moro. Realmente estão fazendo um belo trabalho em favor dos investidores e aos grandes grupos estrangeiros. Realmente a coisa está andando ladeira à baixo! A república de Curitiba tem por propósitos entregar o País. O pilantra do ex procurador Rodrigo Já it fez as merdas dele aqui; destruiu tudo e fugiu para o exterior; pois de de outra forma teria que ser preso. Será que ninguém atentou que empresário algum e ainda mais de forma deliberada; gosta de dar; deu ou gosta… Read more »

João Labareda
Visitante
João Labareda

Completando o meu texto acima olha que inteligente; ou mal intencionado é este Juiz Sérgio Moro. Eu queria ver um juiz dos EUA falando mal do seu país ou de suas indústrias e empresas Americanas. Quando ele voltasse para casa, seria preso imediatamente por traição ao país. Ma aqui eles acham bonitinho e não vão presos não. ??????? MORO FALA MAL DO BRASIL. Moro agora se dedica a destruir a imagem de empresas brasileiras no exterior. Por Joaquim de Carvalho Por Joaquim de Carvalho – 1 de março de 2018. Depois de contribuir decisivamente para desestabilizar a democracia no Brasil,… Read more »

José das Couves
Visitante
José das Couves

Parabéns a toda Equipe do juiz Sérgio Moro, digo MPF e Policia Federal por acabaram com a empresa SCHAHIN, baseado em delações combinadas e o grande impeto de acabar com a economia do país e empregos.

Ahhh sim, todos eles possuem cargos vitalícios com salários e penduricalhos que lhe garantem.

Ronaldo
Visitante
Ronaldo

Como nós ex funcionários ficaremos? estamos perdidos sem saber o que fazer? estamos sem receber nossos direitos? Que país e este onde os direitos trabalhistas não compridos!

Maria Stela
Visitante
Maria Stela

Mto triste que tenha chegado a esse ponto. Pois perdemos oportunidade de emprego gerado.

Cezar
Visitante
Cezar

Estão Leiloando os bens da schahin, em sites de leilões, quem administra a falência e a KPMG, quem precisar liga na KPMG para tirar as duvidas, pede para falar no setor de recuperação judicial;

Ja aconteceram 3 leilões, porem a KPMG não passa noticias, e tambem não passam informações,

KPMG, para onde estão indo esses valores conseguidos nos leilões?

Wagner Luis Cabral da Silva
Visitante
Wagner Luis Cabral da Silva

Estou desde o mês de abril de 2015 esperando a minha indenização trabalhista, sou do Rio de janeiro, trabalhei pela Schahin Engenharia na obra de expansão do hospital do câncer, do nada a obra foi paralisada e fiquei na rua, sem dinheiro e endividado, até hoje não recebi nada e nem deram baixa na minha carteira profissional…

Milton
Visitante
Milton

A KPMG FOI SUBSTITUIDA PELA AJ RUIZ NA ADMINISTRAÇAO DA FALENCIA DA SCHAHIN ENGENHARIA, SCHAHHIN PETROLEO, SOMENTE NAO SEI O PORQUE DISSO!
ALGUEM SABE?