JUSTIÇA DETERMINA REINTEGRAÇÃO DE POSSE EM BELO MONTE
A Norte Energia, responsável pela usina de Belo Monte, informou que o juiz federal Sérgio Wolney de Oliveira Batista Guedes, da Subseção Judiciária Federal de Altamira, determinou nesta terça-feira (28) a reintegração de posse do canteiro de obras de Belo Monte, com um prazo de 24 horas para que a Fundação Nacional do Índio (Funai) providencie uma saída pacífica e voluntária dos cerca de 140 índios que ocupam o local desde a madrugada de segunda (27).
De acordo com a empresa, a decisão estabelece uma multa diária de R$ 50 mil aos participantes da ocupação e à Funai em caso de não desocupação do sítio Belo Monte. Além disso, indica que seja oficiado imediatamente à Polícia Federal para apurar a possível participação de não-índios e de membros de organizações durante a ocupação do canteiro.
“Ao invés de se buscar as vias institucionais e legais, os indígenas têm perpetrado invasões como forma de manifestação, como também para tentar abrir canais de diálogo junto ao Governo federal, de modo a viabilizar seus pleitos”, afirmou o juiz em seu despacho.
Deixe seu comentário