JUSTIÇA PARANAENSE CONDENA PETROBRÁS A INDENIZAÇÃO MILIONÁRIA POR VAZAMENTO
A Petrobrás pode ter que desembolsar pelo menos R$ 620 milhões em indenizações ambientais. A decisão é da juíza Silvia Regina Brollo, da Justiça Federal do Paraná, em consequência de um vazamento de quatro milhões de óleo em 2000 nos rios Barigui e Iguaçu, na região de Araucária (PR).
Conforme a sentença, a estatal deverá recuperar a qualidade da água, da fauna e da flora. Laudo da perícia indicou que cerca de dois milhões de litros de óleo ainda impregnam tanto a água quanto o solo da região.
O valor precisa corrigido e poderá chegar aos bilhões; mas a Petrobrás ainda pode recorrer. O acidente aconteceu durante operação de transferência de óleo cru do terminal marítimo de São Francisco do Sul (SC) para a Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária. As ações foram movidas pelos Ministérios Público Federal e Estadual e pelo Instituto Ambiental do Paraná.
Segundo Luiz Cordoni, do Ministério Público Estadual, o acidente foi causado por negligência e a decisão da Justiça é um ganho para a sociedade.
Deixe seu comentário