JUSTIÇA SUSPENDE LIMINAR E PETROBRÁS VOLTA A GARANTIR VENDA DO CAMPO GIGANTE DE CARCARÁ PARA STATOIL | Petronotícias




faixa - nao remover

JUSTIÇA SUSPENDE LIMINAR E PETROBRÁS VOLTA A GARANTIR VENDA DO CAMPO GIGANTE DE CARCARÁ PARA STATOIL

4refdcvHOUSTON- A Petrobrás conseguiu reverter a liminar concedida pelo juiz Marcos Antônio Garapa de Carvalho, da segunda Vara Federal de Sergipe. O presidente do Tribunal Federal da 5ª Região, da cidade de Recife, em Pernambuco, suspendeu a liminar e a venda do Campo de Carcará para a Statoil voltou a ser válida. A informação foi do próprio presidente da Petrobrás, Pedro Parente (foto), em sua palestra aqui em Houston, na OTC, durante o almoço:

“Às vezes temos que enfrentar alguns contratempos, criando incerteza, mas é importante manter o foco no progresso. Hoje recebemos a notícia de que a medida judicial suspendendo a venda de Carcará foi revertida e isso é muito importante”.

A decisão, embora não seja definitiva, é um alívio para a Statoil, que fez a compra de um campo gigantesco por apenas US $ 2,5 bilhões, concluída em novembro passado. A advogada Raquel de Souza, que representa os petroleiros, garantiu ao Petronotícias que entrará com recurso. Na opinião de especialistas, esse valor é quase irrisório pelo potencial petrolífero do campo. A Petrobrás contestou a decisão, que ameaçava no seu próprio plano de desinvestimento e também os planos operacionais da Statoil para a área. A aquisição em questão deu à Statoil uma participação de 66% na concessão BM-S-8, onde Carcará está localizada, e foi a chave de uma campanha de desinvestimento  que arrecadou US$ 13,6 bilhões.

Na verdade, o valor do Campo de Carcará é muito maior do que o apresentado pela Petrobrás, como denunciou o Petronotícias  em  entrevista exclusiva com o geólogo Luciano Seixas Chagas ao repórter Daniel Fraiha, que revelou vários dados falseados que argumentaram a Petrobrás para vender o Campo de Carcará abaixo do seu preço real. Uma denúncia que não teve nenhuma resposta da estatal, apesar dos desafios feitos pelo geólogo a diretora de exploração, Solange Guedes, e ao próprio presidente da companhia, Pedro Parente.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
PETROLEIROS VÃO RECORRER CONTRA DECISÃO QUE LIBEROU VENDA DE CARCARÁ | PetroNotíciasLuciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

O que me impressiona é a análise fria dos órgãos de justiça sem ao menos avaliar os prós e contra as vendas de ativos como Carcará, e o valor pífio obtido, que pouco ou nada contribuirá com a “desnecessária e redução da suposta dívida da empresa”. Quanto é percentualmente U$2,5 bilhões ante uma imensa dívida de U$ 100 bilhões. Dá o percentual altíssimo de 2,5% (pasmem) para uma empresa que, segundo o seu próprio balancete, fatura mais de U$ 100 bilhões por ano. Além disso o diretor financeiro da Petrobras, do séquito do senhor Pullen Parente, afirma na imprensa que… Read more »

trackback

[…] Petrobrás comemorou a queda da liminar que paralisou a venda de Carcará para a Statoil, mas a discussão ainda está […]