faixa - nao remover

KAROON INTERROMPEU PRODUÇÃO NO CAMPO DE BAÚNA APÓS INCIDENTE NO SISTEMA DE ANCORAGEM

RA Odebrecht 2014Um contratempo para a Karoon em sua operação no campo de Baúna, na Bacia de Santos. A empresa informou nesta semana que o FPSO Cidade de Itajaí, que opera no ativo, sofreu um incidente em seu sistema de ancoragem, com a falha de duas correntes de ancoragem. Felizmente, a unidade está estável e posicionado, mas a produção precisou ser paralisada, conforme o procedimento operacional padrão, para minimizar riscos à equipe a bordo e ao meio ambiente.

A Karoon, em conjunto com a operadora do FPSO, Altera&Ocyan, mobilizou um navio de manuseio de âncoras que já está no campo de Baúna para auxiliar no posicionamento do FPSO, se necessário. Um segundo navio de manuseio de âncoras e materiais para reparar as correntes estão sendo providenciados e serão mobilizados para o local”, detalhou a petroleira.

A companhia afirmou ainda que a produção de Baúna deve ser retomada assim que os reparos de pelo menos uma corrente forem concluídos e as aprovações regulatórias para reinício das operações forem recebidas. A expectativa atual é de que isso ocorra durante a próxima semana. Após os reparos, o mecanismo da falha será investigado para evitar recorrências.

Antes da interrupção, a produção diária havia estabilizado em aproximadamente 24.000 bopd, após diversas atividades de manutenção no FPSO durante o terceiro trimestre de 2024, incluindo trabalhos nos compressores de gás e no cabeçalho principal de produção. Os reservatórios do Projeto Baúna continuam apresentando desempenho conforme esperado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of