BANCO ALEMÃO BUSCA FINANCIAR NOVOS PROJETOS SOLARES NO BRASIL
Projetos de aeroportos solares no Brasil serão o alvo de financiamento do banco de desenvolvimento alemão KFW Bankengruppe. A instituição estuda o projeto da Cemig para o aeroporto de Confins, além de dois outros projetos não divulgados, de acordo com o gerente principal de projetos de energia e desenvolvimento econômico do banco, Karim Ould Chih.
O anúncio de interesse do KFW Bankengruppe foi feito durante a participação da instituição no Solar Summit, evento do setor de energia solar realizado em São Paulo (SP), na última quinta-feira (18). O banco chegou a se reunir com a Infraero para iniciar o diálogo sobre o assunto, que deve ser pauta importante no governo devido a Copa do Mundo 2014. Inclusive, um dos projetos que deve ser financiado pela instituição a partir do próximo mês será o Mineirão Solar, que será a parte de captação e utilização de energia solar no estádio do Mineirão, que se encontra em reformas para a próxima Copa do Mundo.
Além do apoio financeiro, o KFW Bankengruppe também pode contribuir tecnicamente para os projetos, que podem ter cerca de R$ 8 milhões de financiamento do banco alemão cada. O objetivo do banco será dar visibilidade aos projetos solares, que podem ser instalados em áreas como o estacionamento dos aeroportos.
Com longo histórico de financiamento de empresas públicas, o KFW Bankengruppe já possui 990 milhões de euros comprometidos em projetos no Brasil. Com parceiros como Cemig, Eletrobrás, Light e Chesf, a instituição busca aumentar ainda mais esta lista. Com predominância de investimentos em energia solar, o banco aportou 4,5 bilhões de euros em projetos fotovoltaicos e mais de 1,4 bilhão de euros no setor eólico, só no ano passado.
Deixe seu comentário