LABORATÓRIO DE BIOGÁS SERÁ INAUGURADO EM SANTA CATARINA
Fruto de um convênio da Embrapa com a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS), o Centro Alemão de Pesquisa em Biomassa (DBFZ), Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e a BGT Energie, será inaugurado, no município de Concórdia, o primeiro Laboratório de Estudos em Biogás de Santa Catarina. A cerimônia de inauguração será apresentada pelo governador do estado, João Raimundo Colombo, no dia 27 de maio.
O presidente da SCGÁS, Cósme Polêse (foto), explicou que o incentivo ao gás natural renovável é fundamental para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, na medida em que impede a liberação de metano para a atmosfera e, por ser uma fonte de energia limpa e barata, atrai investimentos para o estado.
O laboratório funcionará no centro de pesquisas de suínos e aves da Embrapa em Concórdia, onde serão realizadas análises físico-químicas de dejetos orgânicos para avaliar a qualidade e o potencial de geração de biogás resultante da decomposição anaeróbia desses substratos. A companhia espera contar, a partir de 2014, com o gás renovável na sua rede distribuição, o que aproximará o estado de atingir as metas do Programa Agricultura de Baixo Carbono, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Santa Catarina também sera representada nesse evento com a apresentação de uma carta de intenção de cooperação tecnológica pela empresa Brasil Clean Energy, sediada em Balneário Camboriú- SC. A empresa vem desenvolvendo tecnologia de ponta para aplicação em usinas de geração de resíduos orgânicos diversos e conta com uma tecnologia inovadora para a produção, filtragem e enriquecimento de Biometano. A tecnologia é 100% nacional e supera qualquer outra tecnologia aplicada no mundo. No Brasil existem diversas empresas com grandes tecnologias ainda incubadas por falta de auxílio das entidades financeiras e governos. Quiça a inauguração desse centro de pesquisas desperte um… Read more »