faixa - nao remover

LABORATÓRIO DE ULTRA ALTA TENSÃO DO CEPEL ALCANÇA MARCO INÉDITO NO BRASIL E MUDA PATAMAR PARA TRANSMISSÃO DE ENERGIA

MicrosoftTeams-image (101)O Laboratório de Ultra Alta Tensão do Cepel, em Adrianópolis, no município de Nova Iguaçu (RJ), alcançou um marco inédito no Brasil para projetos de transmissão de energia elétrica em longas distâncias, disse a companhia. Para a parte de validação em laboratório dos resultados de estudos de simulações e modelagens no escopo do Projeto de P&D patrocinado pela State Grid Brazil Holding, o Cepel concluiu a preparação de uma fonte de tensão montada em uma configuração trifásica, com capacidade de gerar tensões em corrente alternada (CA) de até 1300 kV. Para os engenheiros  e técnicos, o feito é notável, pois o Brasil agora conta com a fonte de maior capacidade de gerar tensão em laboratório disponível no Ocidente. Este recorde nacional abre caminhos para realização de ensaios e projetos de pesquisa para aperfeiçoar a infraestrutura, os procedimentos e equipamentos do sistema elétrico brasileiro que já operam nesta classe de tensão, como são os casos dos sistemas já existentes em ±800 kVcc, ou projetos de pesquisa para viabilizar novos sistemas, como é o caso deste projeto em curso para a perspectiva de transmissão em 1000 kVca.

O Laboratório de Ultra Alta Tensão do Cepel oferece uma plataforma única no país, aplicada à pesquisa experimental, que possibilita identificar e avaliar situações inseguras, além de avaliar propostas de soluções para melhorar a estabilidade de sistemas de transmissão de energia elétrica em níveis de ultra alta tensão. Projetos de pesquisa que envolvem estudos de viabilidade técnica e econômica para implantação de transmissão em Ultra Alta Tensão em CA, agora, podem ir além da parte teórica, pois contam com as capacidades laboratoriais do Cepel para realizar ensaios em arranjos que representam as condições de operação da linha, em níveis de tensão.

O Laboratório do Centro conta com uma estrutura de fontes para geração de tensões em corrente contínua (CC), em CA e impulsos de tensão, possibilitando realizar ensaios em equipamentos da classe ultra alta tensão até 1200 kVca e 1000 kVcc. A fonte de tensão CA é modular e composta por três conjuntos de transformadores e reatores de 750 kV cada um. Além desta, o Laboratório conta com fonte para gerar até ±1600 kVcc e dois geradores de impulso de tensão, um com capacidade nominal de 6,4 MV e outro de 2,0 MV, para ensaios que envolvem avaliação de suportabilidade a sobretensões de manobra ou de origem atmosférica.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of