LANÇADA NA DINAMARCA UMA ALIANÇA INTERNACIONAL PARA DESTACAR A ENERGIA NUCLEAR NO MUNDO
Os EUA, o Canadá e o Japão lançaram uma parceria sobre a Iniciativa de Inovação Nuclear: Futuro de Energia Limpa(NICE Future), em um evento paralelo à 9ª Reunião Ministerial de Energia Limpa (CEM), em Copenhague, Dinamarca. O objetivo é trazer uma discussão sobre inovação e sistemas avançados de energia nuclear para o encontro internacional. Esta iniciativa foi lançada pelo secretário adjunto do Departamento de Energia dos EUA, Dan Brouillette, pelo secretário parlamentar canadense do ministro de Recursos Naturais, Kim Rudd, e pelo vice-ministro parlamentar japonês de Economia, Comércio e Indústria, Masaki Ogushi. O movimento NICE Future visa iniciar discussões entre os países membros da CEM sobre o papel que a energia nuclear pode desempenhar na promoção do crescimento econômico, segurança e acesso à energia e gestão ambiental. Será centrado em aplicações inovadoras de sistemas nucleares avançados para permitir sistemas de energia limpa coordenados e / ou integrados no futuro.
“A iniciativa, pela primeira vez, colocará os holofotes na CEM sobre energia nuclear em sistemas de energia limpa”, disse um comunicado conjunto anunciando seu lançamento. “A iniciativa NICE Future abordará a integração aprimorada de sistemas de energia por meio de sistemas e aplicações de energias inovadoras, integradas e avançadas, como sistemas nucleares renováveis, usos combinados de calor e energia, produção de hidrogênio e descarbonização industrial. Ela destacará as oportunidades para a energia nuclear tecnologias para reduzir emissões e poluição do ar de geração de energia, indústria e setores de uso final. ”
O comunicado diz ainda que “Para que este diálogo seja bem sucedido, ele deve trabalhar através das fronteiras setoriais para desenvolver perspectivas integradas sobre os papéis complementares que a energia nuclear poderia desempenhar juntamente com todas as outras formas de energia limpa. Essa atividade é única na medida em que aborda a energia nuclear de forma holística no contexto de sistemas mais amplos de energia limpa, em oposição a um foco singular em tecnologias nucleares específicas e questões associadas. “
O movimento já foi acompanhado pela Argentina, Polônia, Romênia, Rússia, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido. Mais de uma dezena de países já manifestaram interesse em se unir a ela, assim como organizações internacionais como a Agência Internacional de Energia e a Agência de Energia Nuclear da OCDE. Dan Brouillette disse: “Eu gostaria de agradecer aos países e organizações que se uniram aos EUA, Canadá e Japão na criação e lançamento da iniciativa NICE Future. A inclusão da energia nuclear na Reunião Ministerial de Energia Limpa criará um maior reconhecimento global de seus muitos benefícios exclusivos”.
Ao participar do lançamento da iniciativa NICE Future, Agneta Rising, diretora-geral da Associação Nuclear Mundial, disse que “Os países precisarão usar a energia nuclear juntamente com outras formas de energia limpa. A energia nuclear é uma das fontes de energia de baixo carbono mais competitivas, mas precisa de uma estrutura de energia justa e estável para seguir em frente. Devemos explorar e combinar diferentes tecnologias limpas juntas “.
Deixe seu comentário