LANÇAMENTO DA P-58 DÁ CERTO E PLATAFORMA JÁ ESTÁ NAVEGANDO PARA TESTES DEFINITIVOS | Petronotícias




faixa - nao remover

LANÇAMENTO DA P-58 DÁ CERTO E PLATAFORMA JÁ ESTÁ NAVEGANDO PARA TESTES DEFINITIVOS

plataforma p 58Desta vez deu tudo certo e a P-58 já está navegando desde as primeiras horas para seu teste de mar definitivo. A operação começou bem cedinho, logo depois das quatro horas da manhã desta quarta-feira ( dia 4), com  a desatracação acontecendo por volta das sete da manhã. O FPSO foi conduzido pelo canal de acesso ao porto por seis rebocadores. A embarcação seguiu até um ponto conhecido como Parcel do Carpinteiro, cerca de 32 quilômetros da Barra do Rio Grande. De lá a Plataforma foi entregue à três rebocadores oceânicos que irão rebocá-la até o litoral do Espírito Santo,  no Parque das Baleias, onde ficará instalada.

A decisão de lançar a Plataforma para o seu teste definitivo foi tomada numa reunião  de emergência, depois do problema ocorrido na tentativa de lançar a Plataforma ao mar na manhã de segunda-feira ( dia 2). As boas condições de vento e de maré da manha desta quarta-feira, favoreceram a operação. A embarcação já estava com o calado ajustado e pôde deixar o Estaleiro da Quip.

A P-58 é a quarta a Plataforma concluída em Rio Grande. Quando estiver em operação plena, irá extrair petróleo tanto da camada pré-sal, quanto da camada pós-sal. Tem capacidade de produção de 180 mil barris de óleo por dia e de compressão de 6 milhões de metros de gás/dia, de injeção de água de 350 mil barris/dia e de acomodações para 110 pessoas. A plataforma ficará  instalada a cerca de 85 km da costa do Espírito Santo, em águas com profundidade de 1.400 metros. A esta serão interligados 15 poços produtores, dos quais oito do pré-sal e sete do pós-sal, e nove poços injetores dos campos de Baleia Franca, Cachalote, Jubarte, Baleia Azul e Baleia Anã, por meio de 250 km de dutos flexíveis e dois manifolds submarinos (equipamentos que transferem o petróleo dos poços para a plataforma). O escoamento de petróleo se dará por navios aliviadores; e o do gás natural, por gasoduto até a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, no município de Linhares, Espírito Santo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of