LEILÃO DA USINA DE TAPAJÓS DEVE FICAR PARA O ANO QUE VEM
O leilão da usina de Tapajós, no Pará, vem sendo aguardado com grande expectativas pelas empresas interessadas no segmento de geração energética, mas ainda não deverá ser neste ano. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, disse que ainda há questões relativas ao licenciamento ambiental sendo tratadas junto ao Ibama e o certame provavelmente só poderá ser realizado em 2016.
O projeto da hidrelétrica é visto como um dos grandes empreendimentos a fomentar a indústria de engenharia nacional, com previsão de demandar até R$ 30 bilhões em investimentos. A capacidade da usina deverá ser de 8.040 MW, mas o leilão foi suspenso em dezembro do ano passado, para adequação aos estudos indígenas.
Tolmasquim afirmou ainda que não vê mais possibilidades de alteração no projeto, tendo em vista que muitas mudanças já foram feitas, mas se disse aberto a sugestões, destacando que a palavra final caberá ao Ibama.
GASODUTO NOVO
Já em relação à expectativa de novidades no Plano Decenal de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (Pemat), o executivo não trouxe muito alento ao mercado, mas deu a indicação de que pode haver a licitação de um novo gasoduto, no Rio Grande do Sul, responsável por conectar o novo terminal de GNL de Rio Grande à malha de gasodutos do País.
Deixe seu comentário