faixa - nao remover

LEILÃO DE CONTRATAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA TEM RECORDE DE PROJETOS CADASTRADOS

Exclusivo para a fonte eólica, o Leilão de Energia Elétrica de Reserva de 2013 obteve 655 projetos cadastrados, representando um recorde. Com capacidade instalada total de 16.040 MW, os empreendimentos abrangerão nove estados: Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pernambuco, Maranhão, Paraíba e Santa Catarina. O leilão será realizado no dia 23 de agosto.

Os empreendedores que ofertarem o menor preço de venda da energia firmarão Contratos de Energia de Reserva (CER) na modalidade quantidade, com início de suprimento em 1º de setembro de 2015 e prazo de vinte anos. Este certame introduz uma nova metodologia de cálculo da Garantia Física e terá o preço do lance como critério de classificação, considerando a capacidade de escoamento da Rede Básica e de fronteira.

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim (foto), explicou que a nova regra atrela a contratação de parques eólicos à garantia de conexão na rede de transmissão, o que elimina o risco de os empreendimentos ficarem prontos e não terem como escoar a produção. Segundo Tolmasquim, a energia negociável será calculada com base em um critério de pelo menos 90% de chance de a produção dos empreendimentos eólicos ser igual à quantidade vendida.

O presidente afirmou, ainda, que, a partir da introdução da regra que aumenta o rigor no cálculo da quantidade de energia que cada parque poderá negociar, o leilão aumentará o grau de confiabilidade da fonte eólica para o setor elétrico brasileiro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of