LEILÃO DE ENERGIA DE AGOSTO CONTARÁ COM 7,5 GW DE HIDRELÉTRICAS E TERMELÉTRICAS
O primeiro leilão de energia A-5 deste ano, agendado para o dia 29 de agosto, contará com 68 projetos cadastrados, envolvendo 7.552 MW. Do total, 36 deles são termelétricas, 20 são Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e 12 são hidrelétricas. Como já vinha sendo especulado pelo mercado, as usinas eólicas ficarão de fora do leilão.
De todas as hidrelétricas inscritas na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), apenas a usina Sinop, localizada no rio Teles Pires (MT), deverá participar deste primeiro leilão. O projeto é o único que possui a Licença Ambiental Prévia exigida no processo de habilitação técnica. Os demais projetos devem ser incluídos no segundo leilão de energia A-5 do ano, previsto para 13 de dezembro.
O leilão contará com a participação de quatro termelétricas a carvão, fonte que não é ofertada no Brasil desde 2008. As outras termelétricas são divididas entre biomassa (30) e gás natural (2).
Com geração de 1.488 MW entre térmicas a carvão e a gás, o estado do Rio Grande do Sul possui a maior oferta de geração cadastrada para este leilão, seguido por Pará e Rio de Janeiro. São Paulo é o estado com o maior número de projetos: 13, sendo todos de termelétricas a biomassa.
Deixe seu comentário