LEILÃO DE LIBRA PODE ATRASAR EM UMA SEMANA
O leilão do campo de Libra, marcado para o dia 21 de outubro, pode sofrer atraso de uma semana. A afirmação foi feita hoje (26), pela diretora-geral da ANP, Magda Chambriard (foto), durante o seminário Brazil Energy and Power. O motivo é o atraso do Tribunal de Contas da União (TCU) em entregar a análise do edital e do contrato de partilha de produção.
A ANP já havia aprovado o edital e o contrato no último dia 21. O material foi enviado para o Ministério de Minas e Energia, que encaminhou toda a documentação para aprovação do TCU. Segundo o cronograma original, o edital teria que ser publicado na última sexta-feira (23).
Magda ainda informou que 13 empresas compraram o pacote de dados sísmicos do campo de Libra, além das companhias que já tinham acesso ao banco de dados de exploração e produção (BDEP). A diretora-geral da ANP também declarou que a alta do dólar não afetou a atratividade do leilão. A executiva ainda disse que a presidente Dilma Rousseff deve comparecer ao evento.
É uma vergonha para o Governo leiloar algo que a Petrobras descobriu e que a lei permite entregar diretamente à Petrobras. Leiloar petróleo é algo inédito na história mundial e o Brasil será o pioneiro. E a Dilma fará questão de marcar presença nesta que será a maior privatização da história do Brasil.