faixa - nao remover

LEILÕES DE ENERGIA DE RESERVA SÃO MARCADOS PARA JULHO E OUTUBRO

energia-solarA segurança energética e diversificação da matriz são duas frentes que vêm sendo trabalhadas com bastante atenção pelo Ministério de Minas e Energia, que lançou uma portaria com as diretrizes para dois leilões de Reserva que acontecerão nos dias 29 de julho e 28 de outubro. Os certames terão contratos para geração solar fotovoltaica, Pequenas Centrais Hidrelétricas, Centrais Geradoras Hidrelétricas e usinas eólicas.

O leilão marcado para julho terá projetos solares, com prazo de suprimento de 20 anos, enquanto asd PCHs e CGHs terão prazo de suprimento de 30 anos. Os contratos da fonte deverão surprir energia já em 1° de julho de 2018 e as fontes hidrelétricas somente em 1° de março de 2020. Tanto eólicas como solares do segundo leilão tem início de suprimento previsto para 1° de julho de 2019.

No documento redigido pelo MME fica aberta a possibilidade de que os suprimentos comecem antes da data definida,desde que sistema de transmissão ou de distribuição associados estejam disponíveis para operação comercial na data antecipada. As inscrições para empresas interessadas no leilão de julho já estão abertas, com necessidade de adastramento e a habilitação técnica na Empresa de Pesquisa Energética, até o dia 20 de abril. Para o certame de outubro as incrições vão até ser abertas no dia 1° de junho até 1° de julho.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of