LEONAM GUIMARÃES, RICARDO GUTTERRES E VIVIANE SIMÕES FORAM NOMEADOS COMENDADORES DA ORDEM DO RIO BRANCO
O Ministério das Relações Exteriores realizou nesta semana uma cerimônia no Palácio Itamaraty, em Brasília, para a entrega das insígnias da Ordem de Rio Branco. O evento contou com a participação do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e do Ministro Carlos França. O setor nuclear brasileiro marcou presença na cerimônia, com a nomeação de dois nomes do segmento: o assessor especial da Presidência da Eletronuclear, Leonam Guimarães, e o diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN, Ricardo Fraga Gutterres, e Viviane Simões, da Coordenadoria de Relações Internacionais da CNEN. Os três receberam o grau de Comendador da Ordem.
“É motivo de enorme honra receber a comenda que nos remete a este grande brasileiro, que foi o Barão do Rio Branco. O trabalho que desenvolvemos relacionado ao tema nuclear junto ao Ministério de Relações Exteriores foi muito profícuo e positivo. Trabalhamos em várias situações de forma colaborativa, com o comprometimento total dos nossos brilhantes diplomatas”, comentou Guimarães, que deixou recentemente a presidência da Eletronuclear com um legado muito positivo para a empresa.
Guimarães confidenciou ainda que, na juventude, tinha o desejo de seguir carreira diplomática, mas acabou optando pelo caminho da Marinha e da Engenharia. “Ainda assim, a vontade de ser diplomata continua viva no nosso coração até hoje. Daí o motivo da especial alegria por essa homenagem. Os diplomatas formam uma classe fundamental para o Brasil. Eles levam as nossas relações com o resto do mundo a terem um grande grau de sucesso. Espero continuar contribuindo na área de Relações Internacionais que envolvam a área nuclear”, acrescentou.
Engenheiro Naval e Oceânico por formação, Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade de Paris XI (1994) e Doutor em Engenharia pela USP (1999), Leonam Guimarães foi por cinco anos presidente da Eletronuclear e, atualmente, exerce o cargo de assessor especial da presidência. Leonam é também membro ativo do Conselho de Administração da Eletronuclear.
Já Ricardo Gutterres ingressou na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) por meio de concurso público, em 2003. A partir de 2003 exerceu as funções de Chefe da Divisão de Aplicações Médicas e de Pesquisa e de Coordenador Substituto da Coordenação Geral de instalações Médicas e de Pesquisa. Na área regulatória foi autor de Normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear e atuou como perito da Agência Internacional de Energia Atômica, tendo participado de missões de avaliação da atuação dos sistemas regulatórios de diversos países na área nuclear.
“Ao receber o grau de Comendador da Ordem do Rio Branco entendo que, para muito além do reconhecimento de qualidades individuais, esta homenagem é o reconhecimento do esforço e qualidade do trabalho dos servidores da DRS/CNEN. É somente assim que pude receber esta homenagem. Como um par, como mais um de um time vencedor”, afirmou.
Por fim, Viviane Simões possui mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Ela ingressou na CNEN em 2002. Atualmente, exerce a função de Coordenadora de Relações Internacionais da CNEN.
Deixe seu comentário