LÍDER CONSERVADOR CANADENSE QUER APRESSAR A CONCLUSÃO DO GASODUTO TRANS MOUNTAIN NO CANADÁ
Surgem os primeiros ecos da IPC – International Pipelines Conference- realizada na última semana na cidade Calgary, no Canadá. O líder conservador federal canadense, Andrew Scheer, quer construir o gasoduto Trans Mountain o mas breve possível. Scheer revelou o que faria para acelerar a construção da expansão paralisada do oleoduto, que levaria Alberta à costa em Burnaby. Seu plano inclui uma legislação para contornar uma nova audiência do Conselho Nacional de Energia, bem como nomear um enviado especial para superar qualquer problema que haja com as tribos indígenas que terão um trecho pequenos de suas terras envolvidas. O plano de resgate de Scheer não é tão agressivo como as táticas que alguns estados os Estados Unidos estão usando agora para combater um movimento de protesto empenhado em parar cada novo projeto de gasoduto na América do Norte.
Vários estados controlados pelos republicanos aprovaram novas e duras leis de invasão de propriedade, visando os manifestantes contra a construção do oleoduto com multas e ameaças de prisão. Em agosto, a Louisiana tornou-se o primeiro estado a criminalizar a invasão de propriedades de petróleo e gás depois de designar dutos como “infraestrutura crítica”. Em vez de multas, os manifestantes agora enfrentam até cinco anos de prisão. Até agora, até 10 manifestantes do oleoduto foram presos sob esta nova lei.
A Pensilvânia e o estado de Minnesota introduziram legislação semelhante para criminalizar a invasão de manifestantes dentro e ao redor de instalações de petróleo e gás. No ano passado, Oklahoma aprovou uma lei que impõe multas de até US$ 1 milhão para organizações que “conspirar” com manifestantes que violam propriedades de petróleo e gás e outros locais de infraestrutura crítica.
Muitos canadenses, particularmente no Ocidente, veem a Trans Mountain como a chave para abrir novos mercados de exportação e garantir um futuro saudável para o setor energético do país. E eles querem ver o projeto prosseguir o mais rápido possível. A Liderroll brasileira, que foi um dos patrocinadores da IPC, está envolvida diretamente com o projeto de construção dessa obra, participando com a instalação de sua tecnologia para cruzar túneis sob as gigantes Rock Moutains.
A construção do gasoduto Trans Mountain foi interrompida em agosto, depois que o Tribunal Federal de Apelações anulou a aprovação federal do projeto, citando a falha do NEB em consultar adequadamente as Nações Indígenas e estudar um aumento esperado no tráfego de petroleiros na costa da Colúmbia Britânica. O governo já pediu ao NEB para reconsiderar como lidar com o aumento do tráfego de petroleiros até fevereiro próximo. O governo não precisa convencer a todos. Só precisa neutralizar bolsões-chave de oposição, criando uma sensação de inevitabilidade de que o projeto será construído
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