LIDERROLL VAI EXPLORAR MINÉRIO DE FERRO NO PERU
A Liderroll, empresa de soluções de engenharia para os setores de petróleo e gás, fechou um acordo para explorar duas minas de ferro na região de Trujillo, no Peru. É a primeira grande iniciativa neste segmento, depois de ter uma posição consolidada na criação de soluções para suportação de tubos de todos os diâmetros. A Liderroll tem patentes desses produtos registradas em mais de 50 países. É de sua equipe de projetistas e engenheiros a criação dos roletes motrizes, fundamentais para o lançamento da tubulação sob o tunel do Gasduc III, no Rio de Janeiro, com quase 4 quilômetros de comprimento e do Gastau, em Sâo Paulo, com cinco quilômetros de comprimento e apenas cinco metros de diâmetro. Um desafio vencido pela equipe da Liderroll, que evitou a derrubada de grande área da Serra do Mar, em São Paulo, Nesta obra, a Liderroll obteve BAD ( Boletim de Avaliação de Desempenho) inédito para as empresas que prestam serviço para Petrobras: Nota 100 em todos pos quesitos de avaliação. Esta, porém , é a primeira vez que a empresa investe em exploração de minério. O repórter do Petronotícias, Daniel Fraiha, conversou com Paulo Fernandes, presidente da Liderroll, para saber mais detalhes sobre o novo negócio:
Como surgiu a ideia de entrar no setor de exploração de minério?
Nosso estilo é de quebra de paradigmas, e já vínhamos notando que está faltando no mercado aço, ferro, polímero… os preços estão muito altos e a China está consumindo muito. Hoje para fabricar avião está faltando peça, por exemplo. E como temos uma equipe que busca novos negócios, surgiu essa oportunidade no Peru. O dono das minas é um mineiro peruano, e já nos enviou amostras que tinham um teor de 63% de minério de ferro, o que é um valor muito alto. Nós ficamos interessados e assinamos um memorando de entendimento para as duas minas.
Qual é o acordo e de quanto será o investimento?
Ele entra com a mina e nós com a exploração. Na primeira, 33% fica para a gente e 67% para ele, na segunda queremos 50%. Nós estamos começando uma fase de pesquisas agora, em que faremos análises químicas, avaliações geológicas e algumas perfurações, para confirmar todas as informações que ele nos deu, e o investimento ficará em torno de R$ 10 milhões para essa fase inicial, que deve durar de seis a oito meses.
E depois das pesquisas?
Nós vamos buscar investidores, porque toda a planta de produção deverá ser orçada em torno de 600 e 700 milhões de reais. Inclusive já temos um banco interessado em fazer parceria, mas ainda estamos negociando.
Qual o tamanho e a localização da mina?
São 3,6 bilhões de toneladas de minério de ferro. E está muito bem localizada, porque tem água em abundância, alta tensão a apenas 10 km de distância e fica a 120 km do porto Sallavery, que já possui três esteiras disponíveis, com taxa de ocupação que admite aluguel. Só teremos que construir uma ferrovia até o porto. Mas ainda tem um fator importante, ela está estrategicamente posicionada no pacífico, de frente para a China.
Por que você acha que a Liderroll foi a escolhida para o negócio, já que não tinha tradição em mineração?
Essa pergunta eu também fiz, e ele me disse que já tinha tido duas propostas de grandes empresários brasileiros, mas não tinha sentido firmeza. Ele virou para mim e disse: “Você foi o único que conversou comigo olhando nos meus olhos”. E também me contou que a Liderroll tinha sido muito bem recomendada.
Deixe seu comentário