LIGHT COLOCA EM PRÁTICA O SEU PLANO DE PREVENÇÕES E EMERGENCIAIS PARA O VERÃO 2020/2021

tgttgtggA Light está colocando nas ruas seu Plano Verão 2020/2021, com uma série de ações integradas, preventivas e emergenciais para minimizar os efeitos dos temporais, comuns neste período, e das sobrecargas, decorrentes do aumento das ligações clandestinas em função das altas temperaturas. Os fortes ventos e os temporais típicos desta época do ano provocam falta de energia devido à queda de objetos e de árvores sobre a rede elétrica. Para atender estas demandas no menor tempo possível, a Light mantém uma parceria com órgãos públicos, como Comlurb, Centro de Operações da Prefeitura e Corpo de Bombeiros.

Além disso, a distribuidora poderá aumentar, neste verão, em até 65% o número de equipes em campo, chegando a mais de 1.000 profissionais totalmente preparados para qualquer tipo de atendimento. O número colaboradores nos canais de atendimento ao cliente também será 50% maior. O Superintendente wwwsswswTécnico de Alta Tensão da Light, Daniel Negreiros, explicou que a companhia irá aumentar o número de profissionais em campo, em casos de eventos atípicos, como tempestades tropicais: “Nos dias em que houver maior número de ocorrências, iremos mobilizar técnicos que atuam em serviços como manutenção, expansão de rede e inspeção para compor equipes extras de atendimento emergencial. A ideia é trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia da forma mais rápida possível.”

Em relação à manutenção preventiva do sistema elétrico, a Light informou que atuou em mais de 1.656 linhas da sua rede de distribuição, de um total de 2.416 em toda a sua área de concessão: “ Foram executados aproximadamente 71 mil serviços para modernização da rede elétrica e mais de 150.000 podas em galhos de árvores próximos à rede realizadas até o mês de Dezembro, na capital e nos outros 30 municípios atendidos pela concessionária.”

frfrrfrCom a elevação das temperaturas, as interrupções no fornecimento de energia também são causadas, em muitos casos, devido à sobrecarga dos equipamentos. Isto acontece porque os transformadores, preparados para atender o número de clientes regulares/formais, têm a demanda aumentada pelos “gatos” de luz e desligam, causando a interrupção. Neste verão, a empresa continuará atuando diariamente no combate ao furto de energia. A Light tem, em 230 áreas de risco mapeadas, aproximadamente 676 mil clientes (15,6% do total de clientes da empresa). Nessas áreas, no período entre outubro de 2019 e setembro de 2020, o percentual de energia furtada chegou a 72% do total distribuído. O índice de furto de energia é altíssimo em função da dificuldade de atuação das equipes nessas áreas. Em locais dominados pelo tráfico e pela milícia, muitas vezes os eletricistas são impedidos de realizar o seu trabalho.

 As equipes de campo ficarão alocadas em pontos estratégicos por toda a área de concessão, com veículos dotados de equipamentos para se comunicar diretamente com os centros de operação da empresa. “ Nestes centros, a Light conta com profissionais muito bem treinados para fazer a gestão, em tempo real, das atividades das equipes de campo. Além disso, todas as linhas de transmissão e subestações bem como os circuitos de média tensão são monitorados e supervisionados, possibilitando inclusive a realização de manobras de forma automática e remota para restabelecimento da energia,” diz o comunicado da companhia.

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