LIGHT RESPONDE COM MAIS TECNOLOGIA OS ROUBOS CONTÍNUOS CONTRA O FORNECIMENTO DE ENERGIA DA COMPANHIA
Ao mesmo tempo em que a Light anuncia um avanço tecnológico para a ampliação das equipes de campo e ações preventivas na rede elétrica, a empresa denuncia também identificou, no último domingo (20), o furto de partes da estrutura metálica de torres de transmissão de energia localizadas no bairro de Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Técnicos da companhia realizaram uma vistoria e os trabalhos para reposição do material danificado já foram iniciados. As duas torres mais afetadas são responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica de aproximadamente 347 mil clientes, que poderiam ter sido impactados por interrupções no serviço. A companhia destaca ainda que o furto de componentes estruturais compromete diretamente a estabilidade do sistema elétrico e pode provocar acidentes graves, incluindo choques
elétricos, incêndios e até mesmo a queda total da estrutura, o que coloca em risco não apenas o fornecimento de energia, mas também a vida de trabalhadores e da população que vive nas proximidades.
A empresa informou ainda que tem investido continuamente para melhorar a experiência dos seus clientes, com foco na operação segura e eficiente do sistema elétrico. Com o avanço na automação da rede, a Light ampliou o uso de religadores automáticos, capazes de identificar e isolar falhas, restabelecendo o fornecimento de energia de forma mais rápida e segura. A tecnologia aumenta a confiabilidade e a agilidade das operações, especialmente em cenários críticos. Para ampliar a capacidade de resposta, a empresa também passou a utilizar uma solução de comunicação via satélite com o Centro de Operação Integrado (COI), garantindo conectividade mesmo em áreas de sombra para ligações e internet. A Light também conta com um laboratório em que técnicos da empresa fazem diagnósticos, simulações de falhas e treinamentos com os profissionais que atuam diretamente nas subestações. O espaço é usado para antecipar soluções que fazem diferença no dia a dia do cliente.
Desde 2023, o número de times nas ruas quase dobrou, o que aumentou significativamente a capacidade de resposta da distribuidora. Até o final de 2025, a previsão é de incorporar 12 novas equipes, cada uma com cinco profissionais, reforçando o compromisso com a operação segura e eficiente da rede. O cuidado com a vegetação que está contato com a rede, uma das principais causas de interferência no fornecimento, também ganhou destaque. Em 2023, foram realizadas 152 mil podas de árvores; em 2024, esse número saltou para 279 mil, um crescimento de 84%. A meta para 2025 é superar 323 mil podas, com mutirões realizados em diversos municípios. “Alcançar esse resultado em meio a condições extremas, como as do último verão, mostra que estamos no caminho certo. É o reflexo do empenho das nossas equipes e da aposta em soluções que realmente melhoram a vida do cliente“, afirma Bruno Almeida, gerente responsável pelas operações e manutenção.
Deixe seu comentário