LIGHTBRIDGE FAZ DEMONSTRAÇÃO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE COMBUSTÍVEL PARA PEQUENOS REATORES MODULARES
A cada dia as tecnologias para os reatores modulares estão avançando. Agora a Lightbridge Corporation demonstrou o processo de fabricação de barras de combustível substitutas para esses reatores em escala comercial, usando um processo de coextrusão de alta temperatura desenvolvido internamente e patenteado. O comprimento de 1,8 metros das barras substitutas é típico das barras de combustível usadas por muitos reatores modulares pequenos, agora nas fases de desenvolvimento e licenciamento, segundo a empresa que é sediada na Virgínia, Estados Unidos.
A fabricação futura de “rodlets” com urânio de baixo enriquecimento (HALEU) para testes de irradiação em loop no Reator de Teste Avançado do Laboratório Nacional de Idaho é em varetas de combustível HALEU de comprimento comercial. Ele usará técnicas de extrusão e fundição semelhantes. Isso, segundo a empresa, criará a química do material e as estruturas de grãos representativas da Lightbridge Fuel: “Usar materiais substitutos é uma abordagem econômica para o desenvolvimento da fabricação, pois não requer material de urânio.”
O presidente e CEO da Lightbridge, Seth Grae(foto), disse que a empresa está desenvolvendo seu combustível para permitir que os SMRs carreguem economicamente, aumentando e diminuindo a potência à medida que as energias renováveis estão disponíveis e aumentando ainda mais a segurança dos SMRs, que utilizam a circulação natural para manter o resfriamento do núcleo: “O Lightbridge Fuel pode reduzir o custo de geração de eletricidade de um SMR, ao mesmo tempo que fornece aos SMRs e aos grandes reatores maior produção de energia, melhorias de segurança e benefícios de não proliferação aprimorados.”
Deixe seu comentário