LOCOMOTIVAS DA GE ESTÃO APTAS A OPERAR COM BIOCOMBUSTÍVEL
Com a conclusão de seu programa de validação do uso de biodiesel em locomotivas da GE Transportation, as máquinas desenvolvidas pela companhia estão aptas a operar com o combustível alternativo. Durante o período de testes, cinco locomotivas usaram uma mistura de 25% de biocombustível e 75% de diesel comum enquanto outras duas utilizaram 5% de biocombustível e 95% de diesel.
O monitoramento da frota experimental foi realizado por análise química de amostras de óleo lubrificante, combustível e inspeções de componentes em intervalos de 6, 12, 18 e 24 meses após o início dos testes.
O diretor de Tecnologia da GE Transportation para a América Latina, Marc Flammia (foto), afirmou que o biocombustível atende a expectativa dos clientes da empresa que buscam alternativas de combustível que garantam a mesma performance. “Além disso, a iniciativa possibilita maior autonomia ao modal ferroviário, porque reduz a necessidade de importação de combustível”, explicou.
Marc afirmou ainda que a GE quer aumentar sua capacidade de fornecer tecnologia para uso e produção de biocombustível no mercado brasileiro e no mercado internacional. Além do biodiesel, a empresa também começa a pesquisar o uso de gás natural em suas máquinas. “O Brasil assume posição de destaque frente a outras unidades por ter liderado um projeto tão grandioso do início à conclusão”, acrescentou o diretor.
Deixe seu comentário