faixa - nao remover

LOGÍSTICA MUNDIAL AINDA SOFRE COM O GIGANTE NAVIO EVER GIVEN ENCALHADO NO CANAL DE SUEZ

fffggTem um pé pesado pisando no pescoço da logística mundial. O cargueiro Ever Given continua encalhado atravancando todo tráfego pelo Canal de Suez, no Egito, que segue interrompido desde terça-feira (23). Centenas de carretas carregadas e dezenas de navios continuam a espera de uma solução.  A alternativa de dobrar o Cabo da Boa Esperança, no sul da África, demoraria pouco de mais uma semana e milhares de dólares a mais. Há navios transportando mais US$ 10 bilhões em petróleo e bens de consumo e estão parados na Costa do Egito. Uma estimativa aproximada mostra que o bloqueio afeta cerca de  US$ 10 bilhões em tráfego por dia.

Por causa deste problema, a cotação do petróleo recuou após dois dias tensos em que os preços variaram cerca de 6% para cima e para baixo. Os contratos futuros em Nova York caíram 1,6%. Cerca de 12% do comércio mundial flui através do canal, tornando-o tão estratégico que as potências mundiais lutam peladdd hidrovia desde que foi concluída em 1869. Todo o tráfego está atrasado com o Ever Given encalhado no sul do canal, complicando ainda mais as cadeias de abastecimento globais que já foram fortemente impactadas pelo boom do comércio eletrônico associado à pandemia.

Uma equipe especial da holandesa SMIT Salvage BV foi contratada para vencer o desafio de liberar o canal e o cargueiro de contêineres, enquanto vários navios continuaram engarrafando o  canal pelo terceiro dia. A japonesa Nippon Salvage  também foi contratada para fazer o cargueiro voltar a flutuar, mas até agpra os especialistas das duas empresas não conseguiram êxito. Cerca de 200 navios aguardavam para cruzar o canal. Rebocadores e escavadeiras tentam fazer o trabalho,   mas ainda não conseguiram mover o navio. A expectativa é que este trabalho siga até a próxima semana. A Autoridade do Canal de Suez suspendeu temporariamente o tráfego ao longo da hidrovia. O Ever Given tem 400 metros de comprimento e pesa 200 mil toneladas. Ele comporta até 20 mil contêineres É um dos maiores do mundo. A Autoridade do Canal de Suez não comentou sobre o trabalho ou deu qualquer indicação de quando o tráfego poderia ser retomado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of