LUBRIZOL VIVE EXPECTATIVA POSITIVA DE NEGÓCIOS PARA FORNECER ADITIVOS PARA AGRICULTURA E VEÍCULOS HÍBRIDOS NO BRASIL
A Lubrizol, empresa da Berkshire Hathaway, está enxergando boas oportunidades de expansão dos negócios de sua unidade de aditivos no Brasil. É o que afirma a Gerente Sênior de Produto da companhia, Marcelle Alves, nossa entrevistada desta quinta-feira (28). Com ampla atuação no fornecimento de aditivos para diferentes setores, a empresa destaca o grande potencial em dois segmentos específicos. O primeiro deles é o agronegócio, que é “um foco de bastante interesse para a Lubrizol”, segundo Marcelle. “Nossos aditivos são desenvolvidos para atender às demandas desse segmento, maximizando a produtividade e eficiência dos equipamentos, além de evitar paradas não planejadas que poderiam gerar impactos financeiros nas operações”, completou. Outro setor de interesse é a mobilidade híbrida, tendo em vista o potencial do Brasil em biocombustíveis. “O país possui uma vocação evidente para estimular o uso de veículos híbridos, o que é interessante, pois combina, por exemplo, carros elétricos que também podem ser abastecidos com etanol”, detalhou a executiva.
Para começar nossa entrevista, poderia apresentar uma visão geral da atuação da empresa?
A Lubrizol é uma empresa da Berkshire Hathaway que oferece tecnologia especializada com alcance global e presença regional. A nossa empresa oferece soluções sustentáveis para avançar a mobilidade, melhorar o bem-estar e enriquecer a vida moderna. A Lubrizol Aditivos é uma unidade de negócios da Lubrizol, que trabalha diretamente com aditivos para lubrificantes e combustíveis.
Nossa empresa atua em várias linhas e possui a maior extensão de portfólio entre todos os nossos concorrentes. Ela trabalha na linha de aditivos para lubrificantes de óleo de motor, engrenagens, lubrificantes industriais e também para aditivos para combustíveis. Estamos presentes em quase todas as marcas comerciais de lubrificantes, tanto no Brasil quanto globalmente.
Seria importante também apresentar uma rápida definição sobre lubrificantes e aditivos.
Apesar de sua formulação completa ser mais abrangente, a estrutura básica de um óleo lubrificante consiste entre 80% e 90% de óleo básico, além de 10% a 20% de aditivos. O objetivo principal de um óleo lubrificante é formar uma película protetora entre duas superfícies metálicas, reduzindo o atrito e, consequentemente, diminuindo o desgaste do motor e da transmissão. Ao proteger as peças contra o atrito, o lubrificante também ajuda a evitar danos.
O óleo básico é responsável pela base da lubrificação, enquanto que os aditivos conferem benefícios adicionais. Além de reduzir o atrito e o desgaste, os aditivos proporcionam maior limpeza, proteção contra corrosão, controle de temperatura, redução de ruído, melhoria na vedação e, por consequência, até economia de combustível.
Poderia ilustrar um dos setores onde esses produtos são mais utilizados?
Dentro do segmento de aditivos para lubrificantes, temos três categorias específicas voltadas para óleo de motor, óleo de engrenagem e óleo industrial. O Brasil, por ser um país com forte presença na agricultura, tem nos impulsionado a desenvolver novas tecnologias e produtos que agreguem valor a diferentes mercados e aplicações. Quando falamos de equipamentos pesados para a agricultura, podemos citar tratores, colheitadeiras, semeadoras, engrenagens, transmissão ou qualquer parte móvel que necessite de lubrificação. Esses equipamentos são essenciais para o agronegócio, que movimenta grande parte do PIB do nosso país.
Esse mercado relevante abre muitas oportunidades para a nossa indústria. O agronegócio é um foco de bastante interesse para a Lubrizol. Nossos aditivos são desenvolvidos para atender às demandas desse segmento, maximizando a produtividade e eficiência dos equipamentos, além de evitar paradas não planejadas que poderiam gerar impactos financeiros nas operações.
Diante da tendência da mobilidade elétrica, quais são as oportunidades que a empresa enxerga dentro do setor automotivo?
A Lubrizol está sempre na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias. Esse é um ponto essencial, pois a empresa tem uma visão muito clara sobre a dinâmica de cada mercado. Isso é fundamental para decidir onde investir. O desenvolvimento de tecnologia de lubrificação está diretamente ligado às tendências de motorização em cada região.
O Brasil, por exemplo, escolheu um caminho próprio para a transição energética, promovendo políticas públicas voltadas ao incremento dos biocombustíveis. A matriz energética brasileira está muito focada no biodiesel e no etanol, e essas políticas foram fundamentais para essa escolha do Brasil. O país possui uma vocação evidente para estimular o uso de veículos híbridos, o que é interessante, pois combina, por exemplo, carros elétricos que também podem ser abastecidos com etanol. Os veículos híbridos, no entanto, demandam formulações e tecnologias de lubrificantes mais robustas.
E quais são as soluções para veículos híbridos dentro do portfólio da companhia?
A Lubrizol já desenvolveu uma linha específica de aditivos para veículos híbridos, tanto para o sistema de transmissão quanto para o motor. Temos trabalhado intensamente nesse segmento, pois entendemos que a hibridização será uma parte importante da matriz energética nos próximos anos. Para você ter uma ideia, já realizamos mais de 2,5 milhões de quilômetros com testes de campo para garantir a máxima performance de lubrificação em carros híbridos e elétricos.
A migração para os veículos elétricos será gradual. Não veremos mudanças expressivas de um ano para o outro. No entanto, a Lubrizol já se antecipa a esse crescimento da hibridização. Estar preparado antes da demanda se consolidar é um diferencial.
Como a empresa está enxergando o país em termos de crescimento e quais as estratégias da companhia para os próximos anos no Brasil?
Um dos pontos importantes da nossa estratégia de crescimento envolve justamente a hibridização, desenvolvendo tecnologias e produtos voltados para veículos híbridos, como mencionamos anteriormente. Outro mercado de grande relevância para o futuro é o da agricultura, que é gigantesco no Brasil. Já contamos com uma plataforma de produtos desenvolvida para aplicações específicas desse setor. Nosso foco é ajudar a mitigar as “dores” das empresas que operam nesse segmento, oferecendo soluções adaptadas as suas necessidades.
Um terceiro ponto interessante é a melhoria da qualidade dos lubrificantes. Observamos que o desenvolvimento de motores está cada vez mais voltado à redução de emissões. Essa tendência é amplamente guiada pelas OEMs (fabricantes de equipamentos originais), ou seja, pelas montadoras, tanto no Brasil quanto globalmente. Nesse sentido, precisamos estar atentos e também educar o mercado sobre qual lubrificante é mais adequado para as novas tecnologias de motores. Muitas vezes, percebemos que o público geral ainda utiliza lubrificantes que não atendem às especificações desses motores mais modernos. Isso pode causar diversos problemas: desde a diminuição da eficiência do motor até impacto negativo na economia de combustível e no controle de emissões.
A Lubrizol desenvolve junto com as montadoras produtos que atendam a demandas técnicas específicas, seja para cumprir exigências dos órgãos internacionais em relação à eficiência energética e emissões, seja para responder a necessidades particulares dessas empresas. Cada nova tecnologia desenvolvida requer investimentos significativos, da ordem de milhões de dólares por produto. Nosso mercado está diretamente conectado à inovação desses equipamentos — sejam motores, engrenagens, máquinas agrícolas, de mineração ou industriais. Esse ponto é fundamental para entendermos como a inovação da Lubrizol acompanha as evoluções tecnológicas do setor.
Por fim, como a Lubrizol tem trabalhado com questões relacionadas à sustentabilidade?
Desde nossa fundação, em 1928, as soluções automotivas da Lubrizol têm contribuído para a redução de emissões, aumento da eficiência de combustível e prolongamento da vida útil dos motores. Durante essa trajetória, temos impulsionado inovações em transporte, desenvolvendo tecnologias que atendem às demandas futuras dos veículos.
Como nem todo transporte pode ser facilmente eletrificado, sabemos que o futuro será composto por uma coexistência entre motores de combustão interna, híbridos e elétricos. Nosso papel é crucial nesse cenário, já que o mundo continuará precisando de aditivos que reduzam as emissões dos motores de combustão interna, contribuindo para a descarbonização do transporte. Desenvolvemos aditivos que atendem aos padrões mais recentes de eficiência, enquanto que também antecipamos regulamentações futuras, permitindo reduzir emissões enquanto melhoram o desempenho e a durabilidade dos motores.
No que diz respeito ao impacto sustentável das nossas operações, é importante destacar que nossa planta em Belford Roxo (RJ), que produz grande parte dos aditivos para o mercado local, já opera com 100% de energia renovável. Além disso, todas as nossas unidades têm adotado práticas para reduzir resíduos e preservar recursos naturais, como água, por meio de maior eficiência e menor consumo.
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