LUBVAP APOSTA NO AUMENTO DOS INVESTIMENTOS NO SETOR NAVAL BRASILEIRO AMPLIANDO A NECESSIDADE DE LUBRIFICANTES ESPECIAIS
O mercado naval brasileiro está navegando para um cenário mais otimista com o aumento de investimentos em atividades do setor. A indústria está se adaptando às demandas globais por fontes de energia mais sustentáveis, abrindo novas perspectivas de crescimento, como a exploração de energia offshore, eólica e solar. Segundo dados da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), do Conselho Internacional de Associação da Indústria Marinha (Icomia) e projeções da TCP Partners, a produção de embarcações deve aumentar nos próximos anos. Entre 2019 e 2025, a previsão foi de que a produção dobrasse de 4,5 mil para 8,6 mil unidades, com uma taxa de crescimento anual composta de 13,7% (CAGR). Essa expansão considera desde lanchas e veleiros até iates e jet-skis, refletindo não apenas o potencial econômico, mas também a paixão dos brasileiros pelo lazer.
No ambiente marítimo, caracterizado por diversas condições climáticas, a escolha e manutenção adequadas dos cabos são vitais para garantir a integridade estrutural e a estabilidade da embarcação. Além disso, a aplicação de lubrificantes específicos para os cabos é essencial para prolongar sua vida útil e garantir atividade suave e eficiente. O especialista Luiz Maldonado, CEO da Lubvap Special Lubrificants empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções em lubrificação industrial explica que lubrificantes contribuem para reduzir o desgaste e a corrosão do material em aço inoxidável: “Os cabos de aço desempenham papéis fundamentais em diversas atividades do setor náutico, como içamento de cargas, ancoragem e amarração. Utilizando lubrificantes de alta qualidade é possível conservar esses mecanismos, prolongando sua vida útil e a segurança da embarcação.”
Ele diz que a utilização de lubrificantes como Lubvap Wire Offshore, Biogen Wire e Kluber Lubrication oferecem uma combinação ideal de eficiência, sustentabilidade, competitividade e rentabilidade: “Alguns produtos, como da marca Kluber, têm se destacado por sua capacidade de reduzir o impacto ambiental das operações no mar. Eles oferecem uma alternativa aos óleos minerais convencionais, melhoram a eficiência dos cabos de aço e também contribuem para práticas mais sustentáveis.”
O Brasil possui 7,5 mil quilômetros de extensão de litoral e uma rede de 60 mil quilômetros de águas navegáveis em rios, um cenário que também favorece o crescimento da atividade de embarcações recreativas em todo o país. O Plano Estratégico da Petrobrás para o período de 2023 a 2027 reforça esse interesse, aplicando R$78 bilhões no segmento, com foco na sustentabilidade e geração de valor. A eficiência desses lubrificantes é destacada pelo seu desenvolvimento, matérias-primas de alta qualidade e décadas de experiência em cooperação com os principais OEMs (do inglês Original Equipment Manufacturer, se refere ao fabricante do equipamento original) de diversas indústrias. Esses produtos passaram por testes extensivos, garantindo alta performance e conformidade com requisitos legais, EALs (Lubrificantes Ambientalmente Aceitáveis), rótulo ecológico e OSPAR (Convenção para a Proteção do Meio Ambiente Marinho do Atlântico Nordeste). “Ao investir em soluções que atendam aos requisitos ambientais e potencializar o desempenho dos cabos de aço, o setor naval pode prosperar de maneira mais consciente e confiável,” diz o CEO.
Deixe seu comentário