LUCRO DA LIGHT CAI À METADE E SOMA R$ 1,4 MILHÃO NO PRIMEIRO TRIMESTRE
Um dos principais sinais da crise surge, com cada vez mais impacto, sobre o setor elétrico nacional. É o caso da Light, que enfrenta hoje uma queda no consumo de energia e fechou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 1,4 milhão, valor que reduziu quase à metade o resultado obtido no mesmo período do ano passado. De acordo com a empresa, o saldo foi influenciado principalmente pelas perdas de R$ 85,4 milhões com equivalência patrimonial, refletindo o desempenho de empresas em que a distribuidora detém ações.
O consumo total de energia na área de concessão da Light teve uma queda de 7,3% no trimestre, chegando à marca de 6.884 GWh. Em meio à alta das tarifas, que se mantém desde o ano passado, a redução foi acumulada com índices negativos em todos os segmentos: residencial (10,8%), industrial (9,3%) e comercial (3,8%).
Com a ampliação dos investimentos em sua rede de distribuição, no entanto, a companhia atingiu uma taxa de arrecadação de 94,8% no três primeiros meses do ano. O resultado, que representa aumento de 4,8% frente ao saldo do ano passado, também se deve à maior atuação na cobrança das contas de luz, segundo o balanço.
No total, os investimentos em distribuição somaram R$ 202,8 milhões, o que representa crescimento de 17,4% na comparação anual. Os indicadores de qualidade operacional, por sua vez, tiveram melhora no período, fazendo com que a empresa reduzisse a Duração Equivalente de Interrupção (DEC) – número médio de horas que um consumidor fica sem eletricidade em um ano – em 10,4% frente a 2015.
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