LUCRO DA VALE SURPREENDE E PASSA DE 7,8 BILHÕES DE REAIS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DESTE ANO
Uma virada e tanto. Em apenas três meses, de janeiro a março deste ano difícil que só, a Vale registrou um lucro líquido de 7,891 bilhões de reais. É o melhor resultado desde o terceiro trimestre de 2013. Uma alta de 25 % em relação ao mesmo período de 2016. Foi o resultado do aumento da produção e da recuperação dos preços do minério de ferro, sua principal commodity. A Vale é a maior produtora global de minério de ferro e registrou recordes de produção para um primeiro trimestre de 86,2 milhões de toneladas de minério de ferro, com um recorde produção no Sistema Norte, de 36 milhões de toneladas. Também teve recorde para produção trimestral de carvão em Moçambique de 2,4 milhões de toneladas.
A Vale anunciou na semana passada que as vendas de minério deveriam ser mais fracas que os embarques registrados no primeiro trimestre por uma estratégia da companhia de aumentar estoques no exterior, apesar de ter reportado um recorde de produção para o período. A receita líquida da companhia somou 26,742 bilhões de reais no primeiro trimestre, alta de 30 por cento ante o mesmo período de 2016.
Com os resultados do primeiro trimestre, a empresa conseguiu reduzir a dívida de forma substancial para 22,8 bilhões de dólares ante 25 bilhões de dólares no fim de 2016, com uma posição de caixa de 6,793 bilhões de dólares no fim de março. Os investimentos totalizaram 1,113 bilhão de dólares no primeiro trimestre, sendo 587 milhões de dólares na execução de projetos e 526 milhões de dólares na manutenção das operações existentes.
Deixe seu comentário