LULA AFIRMA QUE TERÁ REUNIÃO COM PETROBRÁS E IBAMA PARA DECIDIR SOBRE EXPLORAÇÃO DA MARGEM EQUATORIAL | Petronotícias





LULA AFIRMA QUE TERÁ REUNIÃO COM PETROBRÁS E IBAMA PARA DECIDIR SOBRE EXPLORAÇÃO DA MARGEM EQUATORIAL

eleito_marina_silva_publica_video_revelador_sobre_vitoria_de_lula_widexl

Lula terá reunião com Marina Silva, Magda Chambriard e Rodrigo Agostinho para decidir sobre a Margem Equatorial

O presidente Lula parece disposto a meter o dedo na ferida quando o assunto é Margem Equatorial. Na manhã desta terça-feira (18), ele declarou que chamará para uma conversa os principais personagens dessa novela: a Petrobrás, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e o Ministério do Meio Ambiente. Ainda não há uma data exata para tal encontro, mas certamente essa poderá ser uma oportunidade para que a presidente da petroleira, Magda Chambriard, explicar à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a importância estratégica de explorar novas fronteiras na região Norte para a garantir a segurança energética do Brasil nos próximos anos. Além disso, Chambriard também poderá relembrar ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, do histórico de sucesso e segurança operacional que a Petrobrás acumula ao longo de seus 70 anos de existência.

Em algum momento, eu vou chamar o Ibama, a Petrobrás e o Meio Ambiente na minha sala para tomar uma decisão. Esse país tem governo, e o governo reúne e decide. Se as pessoas podem ter posições técnicas, vamos debater tecnicamente. O que não dá é a gente dizer a priori que a gente não vai explorar uma riqueza que, se for verdade as previsões, é uma riqueza muito grande para o Brasil”, disse Lula em uma entrevista à Rádio CBN.

O presidente lembrou que a área planejada para a exploração de petróleo na bacia da Foz do Amazonas, localizada na Margem Equatorial, está distante de regiões ambientalmente sensíveis. Como se sabe, o poço pretendido pela Petrobrás na área fica no bloco FZA-M-059, a cerca de 500 km da foz do Rio Amazonas. Lula também destacou que, enquanto o Brasil realiza a transição energética, é necessário continuar gerando receita com a exploração de petróleo. E lembrou ainda que Guiana e Suriname, países vizinhos do Brasil, estão explorando petróleo na região.

Para lembrar, em maio do ano passado, o Ibama rejeitou o pedido de licença da Petrobrás para perfuração no bloco FZA-M-059, na costa do Amapá. A petroleira fez um pedido de reconsideração e aguarda até hoje a resposta do órgão ambiental.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of