faixa - nao remover

LULA DEPÕE EM BRASÍLIA SOBRE ACUSAÇÃO DE TENTAR COMPRAR SILÊNCIO DE CERVERÓ

LULAO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Brasília nesta terça-feira (14) para mais um depoimento relacionado à Operação Lava Jato. Desta vez o motivo é a ação em que ele é réu por acusação de obstruir a justiça por meio da tentativa de compra do silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor internacional da Petrobrás preso pela Polícia Federal.

A denúncia em questão foi apresentada pelo procurador-geral da república, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) inicialmente, porque envolvia o senador cassado Delcídio Amaral, que ainda tinha foro privilegiado. No entanto, após sua cassação, o caso foi remetido para a 10ª Vara Federal.

No processo, além de Lula e Delcídio, também são réus o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai, o filho dele, Maurício Bumlai, o ex-assessor do Senado Diogo Ferreira e o advogado Edson Ribeiro, que fazia a defesa de Cerveró.

A origem dessa ação foi a gravação feita pelo filho de Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró, que se reuniu com Delcídio Amaral e o advogado Edson Ribeiro em 2015, quando os dois interlocutores tentaram articular formas de evitar a delação premiada de Nestor ou influir no que ele iria revelar. Após a gravação vir a público e Delcídio ser preso, o ex-senador acabou fazendo seu próprio acordo de delação, com acusações ao ex-presidente Lula.

Também nesta terça, o ex-presidente da Petrobrás José Sergio Gabrielli, indicado por Lula, depõe à Justiça da Bahia por conta de outras ações relacionadas à Operação Lava Jato. Neste caso, no entanto, ele fala na condição de testemunha, já que foi arrolado no processo pelas defesas do ex-ministro Antônio Palocci, do ex-presidente do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e pela defesa do ex-diretor da Petrobrás Renato Duque.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of