LULA E EMMANUEL MACRON LANÇAM O SUBMARINO TONELERO AO MAR DEPOIS DE SER BATIZADO POR JANJA | Petronotícias




faixa - nao remover

LULA E EMMANUEL MACRON LANÇAM O SUBMARINO TONELERO AO MAR DEPOIS DE SER BATIZADO POR JANJA

SUBMARINOCom a presença do Presidente Lula e do Presidente Francês, Emmanuel Macron, em visita oficial ao Brasil,  a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja batizou o submarino Tonelero na manhã de hoje (27).  A solenidade aconteceu durante o primeiro lançamento da embarcação ao mar, no Complexo Naval e Industrial de Itaguaí. A tradição mandava e Jan já quebrou uma garrafa de espumante no casco do submarino.  Ao quebrar a garra Janja pediu que Deus desse bençãos ao submarino para protege-lo.  Em seguida, Lula, acompanhado de Macron, o ministro da Defesa, José Múcio, e do comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, fizeram o acionamento remoto do elevador de navios que lançou ao mar o Tonelero. Na cerimônia Lula  fez questão dar um novo aceno aos militares  Ele disse  que tem carinho pelas forças armadas e defendeu que elas sejam altamente qualificadas como forma de garantir a paz. “Esse carinho que temos com a Marinha, temos com a Força Aérea Brasileira e com o Exército Brasileiro, porque um país do tamanho do Brasil precisa ter forças armadas altamente qualificadas, altamente preparadas ao ponto de dar respostas e garantir a paz quando nosso país precisar.”

Lula também defendeu a valorização das estratégias de defesa em face de um processo de animosidade contra o processo democrático no Brasil: “ Temos que nosLULA MACRON preocupar com a nossa defesa, a defesa para quem quer paz. Temos que nos preocupar com a tranquilidade de 203 milhões de brasileiros. Existe um processo de animosidade contra o processo democrático nesse país e no planeta Terra.”   Além de Macron, estiveram ao lado de Lula os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e José Múcio Monteiro (Defesa), o almirante Marcos Sampaio Olsen,  Comandante da Marinha do Brasil, e o governador do Rio, Cláudio Castro, que acompanhou o evento ao lado do presidente francês. Agora só falta concluir o Angostura, o quarto submarino, e depois o Alvaro Alberto, o submarino de propulsão nuclear.

 O Tonelero é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído totalmente no Brasil pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).   O programa é uma iniciativa que teve origem em acordo firmado com a França, em 2008, no segundo mandato de Lula na Presidência. Desenvolvido para a construção das embarcações, o PROSUB utiliza da transferência de tecnologia entre os países para o desenvolvimento de quatro submarinos convencionais da classe da embarcação francesa Scorpène e a fabricação do primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear. Na cerimônia desta hoje, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, foi escolhida para ser  a madrinha de batismo do novo submarino, seguindo uma tradição da Marinha. A embarcação, segundo a Força, contribuirá para a defesa da costa brasileira. Para lembrar, Em  2018, Marcela Temer,  mulher do ex- presidente  Michel Temer, batizou o primeiro submarino construído pelo PROSUB, o Riachuelo. Já para o Submarino Humaitá, lançado em 2020,  a madrinha foi Adelaide Chaves Azevedo e Silva, mulher do então Ministro da Defesa do governo do ex-presidente  Fernando Azevedo.  O Tonelero tem a capacidade de comportar até 35 tripulantes em 71,62 metros de comprimento e 6,2 metros de diâmetro. A embarcação pode chegar a 250 metros de profundidade e se locomover em uma velocidade máxima de 37 quilômetros por hora. Segundo a Marinha, o submarino pode ficar aproximadamente 70 dias em operação, tempo que varia de acordo com as atividades desenvolvidas em cada missão.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of